CI

Webinar discute desafios e oportunidades para o trigo no Cerrado

A cultura do trigo tem se mostrado uma ótima alternativa para os produtores do Cerrado


Foto: Marcel Oliveira

Nos últimos anos, o cultivo de trigo ganhou espaço nas lavouras dos estados de Goiás, Distrito Federal, Bahia, Mato Grosso do Sul, São Paulo e, principalmente, Minas Gerais. A cultura é explorada em dois sistemas: irrigado e sequeiro. Cláudio Malinski, engenheiro agrônomo e agricultor há 40 anos no Cerrado brasileiro, é o responsável técnico de trigo na Coopa-DF. A cooperativa possui uma unidade de beneficiamento de sementes (UBS) e é multiplicadora das cultivares da Biotrigo, responsável pela produção das sementes certificadas de trigo e pela venda aos produtores, fomentando o plantio de trigo na região.

Segundo ele, a experiência e conhecimento em relação ao trigo irrigado são amplos, o que faz com que seja possível desafiar a cultura a ter o máximo de produtividade, com o uso de cultivares bem adaptadas para a região. “O maior benefício que temos aqui não é só a tecnologia e sim o clima favorável. Nós temos seis meses de seca e seis meses de chuva, portanto o irrigado é cultivado somente em época de seca, quando a umidade relativa do ar é muito baixa, a luminosidade muito alta e, mediante o uso controlado da água, a planta consegue ter o máximo de potencial”. Ele relata produtividades que chegam a alcançar 8.500 kg/ha em áreas comerciais. “Isso mostra o potencial que a cultura tem na região”, destaca Cláudio.  O maior desafio, entretanto, é o trigo sequeiro, que precisa de tolerância ao calor já que é semeado em março. “Precisa ter um sistema radicular muito agressivo para explorar o máximo de perfil de solo, já que temos 30 a 40 dias de poucas chuvas”.

Trigo no sistema de produção

A rotação de culturas é muito importante em todas as regiões, e no Cerrado não é diferente. O trigo entra como opção capaz de proporcionar uma maior cobertura de solo por palhada, além da possibilidade de diversificação no uso de princípios ativos utilizados no controle de ervas daninhas, pragas e doenças. Durante o Webinar, Cláudio MAalinski vai apresentar a palestra “Visão do campo: desafios e avanços do trigo no Cerrado” e, além do potencial de produção com alta qualidade, que facilita a comercialização e traz bons lucros ao produtor, vai comentar sobre o potencial do trigo dentro do sistema de produção. Segundo Cláudio, ele traz vários benefícios para as culturas seguintes, como milho, feijão e soja. Além disso, pode ser utilizado para auxiliar no controle de plantas daninhas importantes na região. “Temos dois problemas sérios de plantas daninhas aqui que é buva e capim amargoso e o trigo é uma cultura que está favorecendo o combate a elas”, explica.

Ambiente otimista para o próximo ciclo

As expectativas para a próxima safra são otimistas. Bruno Leonardo Alves, gerente comercial regional norte da Biotrigo, vai apresentar no Webinar potfólio cultivares portfólio TBIO para o Cerrado. “A Biotrigo tem um programa de melhoramento genético focado para esse ambiente, para conseguir produzir variedades que atendam a demanda do produtor dessa região. O Webinar vai antecipar ao produtor informações para planejar a próxima safra, com palestras e depoimentos de produtores nos sistemas irrigado e sequeiro.  Vamos abordar todos os pontos que ele deve levar em consideração na hora de escolher o material que vai semear”.

Melhoramento genético

O desenvolvimento de cultivares mais eficientes e adaptadas para a região, citadas por Bruno, é um importante avanço. Em 2019, a implementação do programa de melhoramento da Biotrigo focado no Cerrado permitiu o processo completo de desenvolvimento de uma cultivar sob as condições ambientais da região. Segundo André Schönhofen, melhorista da Biotrigo Genética, também palestrante do Webinar, os atuais materiais já apresentam excelentes resultados e nos próximos anos serão lançados materiais promissores para complementar o que já existe, com mais adaptabilidade e resistência a doenças e excelente qualidade industrial. “O trigo do Cerrado brasileiro tomou uma proporção maior nos últimos anos. Nosso programa de melhoramento está focado em alcançar os maiores patamares de resistência a Brusone na espiga, Brusone na folha, tolerância ao calor e outras características voltadas para aquele ambiente”.

Inscrições gratuitas

Os participantes também terão a oportunidade de conferir as palestras “Qualidade industrial das cultivares TBIO no Cerrado”, com a supervisora de qualidade industrial da Biotrigo, Kênia Menguzzi, e “Brusone: avanços do melhoramento para o maior desafio do trigo no Cerrado”, com o fitopatologista da Biotrigo, Paulo Kuhnen. Para ver a programação completa e fazer a inscrição, basta acessar o LINK. O evento conta com o patrocínio de Abrahim Sementes, Butiá Sementes, Basf, Ihara, Informativo EntreGrãos, Sementes Produtiva e Sementes Estrela e com o apoio de Bunge Alimentos, Moinho Centro Norte, Moinho Mattos, Moinho Sete Irmãos, Moinho Vitória e Vilma Alimentos.

Serviço:

1º Webinar Trigo no Cerrado

Data: 2 de dezembro – quarta-feira

Horário: das 8h30 às 11h30

Inscrições gratuitas: https://bit.ly/insc-web-trigo-cerrado
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.