CI

Conab promove abertura da safra de grãos 2020/21 no Norte e Nordeste do país

Conab realiza a abertura da Safra 2020/21 de Grãos nos estados do Piauí e Pará


Foto: Divulgação

As regiões Norte e Nordeste do país devem ser responsáveis pela produção de cerca de 34 milhões de toneladas de grãos. Nesta segunda-feira (26), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que faz levantamentos agrícolas em todo o País, realiza a abertura da Safra 2020/21 de Grãos nos estados do Piauí e Pará, com a participação dos diretores de Política Agrícola e Informações, Sergio De Zen, e de Gestão de Pessoas da Conab, José Trabulo Júnior, em Teresina/PI, e do diretor de Operações e Abastecimento da Companhia, Bruno Cordeiro, em Belém/PA.

Durante os encontros, serão anunciadas as novidades que estão sendo implementadas nas pesquisas de safra, incluindo a utilização de novas tecnologias nos trabalhos de campo. As aplicações serão apresentadas pelo superintendente de Informações do Agronegócio da estatal, Cleverton Santana.

Além do aprimoramento da metodologia nos estudos de safra, a Conab está desenvolvendo procedimentos para iniciar divulgações também sobre produtos da pecuária. Os setores de bovinos, frangos, suínos, caprinos, ovinos, lácteo e de ovos devem ser incluídos nas estimativas da Companhia em breve. Está também prevista a realização de uma versão própria de crop tour a ser realizado para o milho segunda safra e para o café. 

Com a responsabilidade de realizar os acompanhamentos das safras brasileiras de grãos, culturas de inverno e de verão, além do café e da cana-de-açúcar, a Conab gera estimativas de safra de todo o País. 

No caso do Piauí, a expectativa é de que o estado produza 4,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2020/21, tendo o milho como importante produto. Os agricultores piauienses são responsáveis pela colheita de 58% da primeira safra do cereal da região Nordeste.

Já o Pará, de acordo com o levantamento mais recente da Conab (atualização mensal), está entre os principais produtores de grãos da região Norte. Com produção estimada em cerca de 3,3 milhões de toneladas na safra que se inicia, será responsável por 38% da colheita na região, com destaque para o feijão, milho e soja. O estado é responsável por mais de 85% da colheita da 3ª safra de soja no Norte do País.

Para marcar o início do novo período agrícola e anunciar as novidades no setor, outras três solenidades de abertura de safra já foram realizadas pela Companhia: em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. A última abertura da Safra de Grãos 2020/21 ocorre em Porto Alegre, no dia 3 de novembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.