CI

Fiol tem dois trechos qualificados para investimento

A ferrovia terá 1.527 km de trilhos, ligando o Porto de Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO)


Foto: Pixabay

Um decreto publicado no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (9), qualifica mais dois trechos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Com isso eles poderão receber investimentos da iniciativa privada para obras e operação.

A ferrovia terá um total de 1.527 quilômetros (km) de trilhos, ligando o Porto de Ilhéus (BA) ao município de Figueirópolis (TO), onde se conectará com a Ferrovia Norte-Sul e o restante do país.  

O primeiro trecho da ferrovia, de 537 km, ligando as cidades baianas de Ilhéus e Caetité, foi leiloado em abril, tendo como vencedora do certame a empresa Bahia Mineração (Bamin). A expectativa é de que esse trecho comece a operar em 2025, transportando mais de 18 milhões de toneladas de carga, em especial grãos e principalmente minério de ferro produzido na região de Caetité.

O decreto publicado hoje refere-se à segunda etapa da Fiol. O primeiro trecho, de 485,4 km, liga os municípios de Caetité e Barreiras, e o segundo, com 505 km, ligará Barreiras (BA) a Figueirópolis. A Fiol constitui-se em importante corredor de escoamento de minério do sul e de grãos do oeste baiano. O investimento total atual previsto para as obras dos trechos 1 e 2 (Ilhéus/BA – Caetité/BA e Caetité/BA – Barreiras/BA) é da ordem de R$ 6,4 bilhões.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.