CI

Curso de formação sobre o setor agrícola

Abapa está promovendo curso para os professores da rede pública de ensino dos municípios localizados em área agrícola


Foto: Nadia Borges

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está promovendo um curso de formação para os professores da rede pública de ensino dos municípios localizados em área agrícola do Oeste da Bahia. Nesta segunda-feira (3), foram finalizadas as atividades para os profissionais dos municípios de Barreiras e Baianópolis, e na última semana, de Correntina/Rosário, Luís Eduardo Magalhães e São Desidério/Roda Velha, que cumpriram a carga horária de 8 horas/aula, por meio de uma plataforma virtual, e garantiram a formação técnica em "Agronegócio, Educação Ambiental e Sustentabilidade do Campo". A ação, que vai capacitar um total de 500 professores de nove municípios baianos, integra o projeto que tem o objetivo de aproximar o campo da cidade com o maior conhecimento sobre o funcionamento do setor agrícolas nas unidades escolares.

A professora da Escola Municipal Mozart Feliciano, de Luís Eduardo Magalhães, Romilda Alves, parabeniza a Abapa pela formação que levou informações técnicas sobre o setor agrícola, a exemplo da porcentagem de áreas que são preservadas, importância do agro para o sustento de milhares de pessoas, bem como a atuação da nossa região no cenário nacional e mundial. “São aspectos e informações que com certeza iremos, como escola, agregar aos nossos planejamentos e sistematizar através de aulas dinâmicas, participativas e práticas para nossas crianças”, explica. Por meio da plataforma virtual, a jornalista especialista na área do agronegócio, Lilian Dias, está levando aos participantes um panorama da atividade agrícola do Oeste da Bahia, reforçando os aspectos no cumprimento da legislação ambiental, trabalhista e de respeito aos critérios de sustentabilidade.

A bióloga e analista ambiental Danielle Barbosa, vem abordando a educação ambiental como transversal à atividade pedagógica, que se interliga com as práticas desenvolvidas no campo.  As pedagogas do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Amanda Bastos e Isabele Sodré, finalizam o curso com a formação com foco no processo ensino-aprendizagem e a possibilidade de inserção das temáticas do agronegócio aplicadas de forma transversal em sala de aula. Para Danilo Teixeira, professor da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, do Rosário/Correntina, o curso de formação disponibilizado pela ABAPA contribuiu para aproximar as atividades escolares pedagógicas daquelas desenvolvidas no campo. “A partir desta formação, torna-se possível propor ações pedagógicas que venham a contribuir na formação cidadã dos alunos, mas, também, em sua capacitação técnica e em seu conhecimento de mundo”.

Ao abrir as atividades do curso de formação, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, reforçou a importância de professores e estudantes conhecerem a realidade onde vivem. “Ainda existe muito preconceito sobre a atividade agrícola e fazer esta troca de experiência demonstrando a tecnologia que está sendo usada na região, que nos permite ter as maiores produtividades de soja e milho do Brasil e a maior produtividade de algodão não irrigado do Mundo. Foram repassadas informações científicas, mostrando mapas e fatos verdadeiros. Este é o caminho para valorizar a agricultura, tão fundamental para o desenvolvimento socioeconômico e geração de renda da região. Este projeto, com o apoio dos professores, pode possibilitar o interesse de futuros profissionais. Podemos demonstrar que além de produzir alimentos, também preservamos a vegetação, recuperamos nascentes e estradas”, afirma.

As próximas capacitações têm início nesta terça (4) para os professores de Formosa do Rio Preto e Riachão das Neves, e na próxima quinta-feira (13), para Cocos e Jaborandi. O curso de Formação do Programa Educacional Conhecendo o Agro conta com o apoio da FAEB/Senar, Sindicatos dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB) e de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM), e das Secretarias Municipais de Educação. O conteúdo está disponível na íntegra e pode ser acessado pelo Canal da Abapa no YouTube em: https://www.youtube.com/channel/UCIHRqW1W_uwEzxwhkwjT7uA

 

 

Informações da assessoria de imprensa Abapa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.