Semeadura da soja será permitida na Bahia até 20 de janeiro

ALTERAÇÃO

Semeadura da soja será permitida na Bahia até 20 de janeiro

Mudança se deu em virtude do atraso do ciclo chuvoso no oeste baiano
Por:
451 acessos

Em virtude do atraso do ciclo chuvoso no oeste baiano, a Adab (Agência de Defesa Agropecuária da Bahia) publicou alteração da Portaria 313, no Diário Oficial do Estado, nesse sábado (28), ampliando o prazo de semeadura da soja. Com a mudança, os produtores de sequeiro, que tinham o dia 31 de dezembro como data limite, terão até o 20 de janeiro para trabalhar a cultura que leva desenvolvimento à região. A Bahia lidera o ranking de área plantada no país com 1 milhão e 600 mil hectares e a medida atende à solicitação das entidades do agronegócio.

“A Adab não atua apenas como agência fiscalizadora, mas também com orientação e é através do diálogo que resolvemos o melhor para a agropecuária baiana, observando com sensibilidade os investimentos de produtores que enfrentaram um período atípico nos últimos meses sem chuva, o clima melhorou apenas nesse final de ano, então, não podemos arriscar e comprometer a supersafra de soja prevista para 2019-2020 no Brasil”, arremata o diretor-geral da agência, Maurício Bacelar.

O mês de novembro, quando se inicia a janela de plantio da soja de sequeiro, foi marcado com índice pluviométrico muito abaixo da média para o período. “A alteração no calendário, no entanto, não vai trazer nenhum prejuízo para a defesa fitossanitária do estado”, reforça o diretor de Defesa Sanitária Vegetal da Adab, Celso Carvalho Filho. “Questões climáticas motivaram a publicação do documento que valida a ampliação do prazo de semeadura, no entanto, estamos atentos e vigilantes para acompanhar o processo”, ressalta Maurício.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink