CI

Colheita de café robusta está na fase final

No geral, o setor acredita que a produção de robusta deve ser levemente superior


Segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a colheita de café robusta da safra 2019/2020 no Espírito Santo está na fase final. Os trabalhos avançaram rapidamente nos últimos meses e, até a semana passada, de 80 a 95% dos grãos haviam sido colhidos no estado.

A colheita será finalizada até o final de julho, enquanto que Rondônia encerrou na última semana. No geral, o setor acredita que a produção de robusta deve ser levemente superior à estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), de 13,9 milhões de sacas de 60 kg no Brasil. Isso porque, apesar da redução na Bahia, especialistas acreditam que a boa produção no Espírito Santo deve resultar em colheita nacional mais próxima de 15 milhões de sacas.

Quanto ao arábica, os trabalhos também vêm avançando com força, sendo que a maior parte deve ser colhida ainda neste mês, restando apenas as catações finais para agosto. As praças mais adiantadas ainda são o Noroeste do Paraná e Garça (SP), com os trabalhos atingindo de 70 a 80% da área em ambas as regiões até a última semana.

Mogiana (SP) e Zona da Mata (MG) estavam entre 60 e 75% do total de grãos colhidos. Já no Sul e Cerrado Mineiro, a colheita avançava de 60 para 70% até a última semana. A qualidade da safra de arábica, entretanto, preocupa a maior parte dos especialistas consultados pelo Cepea. Problemas com peneira inferior e incidência de broca também têm sido relatados pontualmente em algumas localidades, especialmente no Cerrado e na Zona da Mata.

A Cooxupé aponta que seus cooperados já colheram um total de 66,40%, sendo São Paulo com 57,95%, Sul de Minas Gerais com 68,35% e Cerrado Mineiro com 63,54%.

Em relação à produção, colaboradores acreditam em números mais próximos do estimado pela Conab, de 36,9 milhões de sacas. Isso porque, além da bienalidade negativa, o rendimento no beneficiamento dos grãos tem sido inferior ao da temporada 2018/19.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.