CI

BA: Circuito Nelore de Qualidade destaca-se com machos jovens e pesados

Unidade da Friboi no município sediou o evento


Foto: Marcel Oliveira

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Baiana dos Criadores de Nelore (ABCN) anunciaram os vencedores da 32ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada nos dias 11 e 12 de novembro, na unidade da Friboi em Itapetinga (BA). “Ao todo, foram avaliados 415 animais, sendo 398 machos não castrados e 17 fêmeas”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, responsável pela avaliação. “Entre os machos, 73% dos animais tinham até dois dentes incisivos permanentes (cerca de dois anos de idade), 99% registraram mais de 18 arrobas  (com média de 21,5 arrobas) e 77% apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme”, reitera o médico veterinário.

Já entre as fêmeas, o peso médio foi de 19 arrobas e 59% dos animais apresentaram cobertura de gordura mediana ou uniforme.

O destaque para o Melhor Lote de Carcaças de Machos da etapa, com Medalha de Ouro, foi da Agropecuária Jacarezinho Ltda. – Fazenda Nova Terra (Cotegipe/BA). A Medalha de Prata ficou com a Agropecuária Pontal – Fazenda Independência (Gongogi/BA) e, a de Bronze, com Silvio Roberto de Moraes Coelho, da Fazenda Reunidas Rural Brejolândia (Brejolândia/BA).

Em relação às fêmeas, o Melhor Lote de Carcaças foi para a Agropastoril Vila Real S/A – Fazenda Pau de Jataí (Itarantim/BA).

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999, o Circuito conta com apoio da Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal, e cresce a cada ano. Em 2020, já foram realizadas 31 etapas, a maior quantidade anual da história, consolidando o Circuito Nelore de Qualidade como o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.