CI

Pesquisa busca motivação para aderir agricultura certificada

Expansão da produção de soja tem sido marcada pela incorporação de novas áreas em regiões de fronteira agrícola


A expansão da produção de soja tem sido marcada pela incorporação de novas áreas em regiões de fronteira agrícola, especialmente na região Matopiba. A região, última fronteira agrícola no bioma Cerrado brasileiro, os produtores de soja estão sendo estimulados a aderir ao padrão de certificação de soja responsável, para preservação de ecossistemas naturais. 

No início dos anos 2000, organizações ambientalistas passaram a criticar os produtores de soja por eventuais riscos à integridade dos biomas da Amazônia e do Cerrado em decorrência da expansão das lavouras de soja. Assim, em julho de 2006, houve a decretação da Moratória da soja que consiste em compromisso assumido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais - ABIOVE e a Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais - ANEC para não comercializar nem financiar a soja produzida em áreas que foram desmatadas no Bioma Amazônia. 

Por isso, uma pesquisa realizada pela Embrapa busca entender a motivação dos produtores a induzir produtores de soja em regiões de fronteira agrícola aderir a padrões da agricultura certificads, quais são barreiras poderiam dificultar a adesão de produtores de soja a padrões de certificação socioambiental. 

Saiba mais

https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097012

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.