CI

Edição de 15 anos da Bahia Farm Show é lançada com sucesso na Fenagro, em Salvador

Bahia Farm confirmou sua posição como uma das maiores feiras agrícolas do Brasil


Foi dada a largada para a edição de 15 anos da Bahia Farm Show. Na noite desta terça-feira (27) foi realizado o tradicional lançamento da feira agrícola na Fenagro, em Salvador. Autoridades, expositores, produtores rurais, representantes do governo e de instituições financeiras conferiram as novidades da maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte e Nordeste, que será realizada daqui a seis meses, entre os dias 28 de maio e 1 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

Representando o governador da Bahia, Rui Costa, a secretária estadual de agricultura, Andréa Mendonça, parabenizou o sucesso da Bahia Farm, que ao longo dos anos se transformou em uma das maiores do segmento do Brasil. “Reafirmo, com muito orgulho, a participação do Governo do Estado nesta edição especial de 15 anos da Bahia Farm Show, proporcionando levar novas tecnologias para o crescimento da agricultura baiana”, afirma.

Na última edição, a Bahia Farm confirmou sua posição como uma das maiores feiras agrícolas do Brasil, ao atingir a marca histórica de R$ 1,891 bilhão em volume de negócios, um crescimento de 23% em relação ao do ano anterior, e que recebeu durante cinco dias um público de 57,5 mil pessoas.

O presidente da Bahia Farm e da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Celestino Zanella, pontuou a importância da feira ser uma marca forte e consolidada e que reúne em um só espaço todas as novidades em tecnologia agrícola para o desenvolvimento da agricultura do oeste da Bahia e do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). “A edição de 15 anos será nossa melhor edição, a mais bem organizada, e a depender dos agricultores, que terão mais um ano de sucesso no campo, vai atingir novamente um novo recorde de negócios. O lançamento da Bahia Farm Show nesta grande feira baiana, que é a Fenagro em Salvador, o que demonstra o crescimento e união do agronegócio que está cada vez mais forte e consolidado com principal segmento econômico do Brasil”, afirma.

Com a expectativa de mais um ano de crescimento da safra 2018/2019 de grãos na Bahia, o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Busato, ressaltou a dedicação, profissionalização e o desenvolvimento da agricultura baiana, que atualmente produz 8% da fibra que o Brasil. “A produção agrícola vai crescer ainda mais com o trabalho do produtor representado em feiras agrícolas. A cada ano teremos uma Fenagro e Bahia Farm Show cada vez maiores, sendo orgulho de mais baianos”, afirma.

O lançamento da Bahia Farm Show na Fenagro contou com a participação do prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, dos deputados estaduais eleitos, Eduardo Salles e Jusmari Oliveira, do presidente da Faeb, Humberto Miranda, e da vice, Carminha Missio, e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, Moisés Schmidt.

Organização e infraestrutura - Com o início da contagem regressiva e da intensificação dos trabalhos para organizar uma feira do porte da Bahia Farm, a coordenadora geral da feira, Rosi Cerrato, afirma que as expectativas para a 15ª edição é de manter o crescimento de negócios e de público, sempre levando uma infraestrutura arrojada para as empresas expositoras, instituições financeiras. “Por conta do sucesso, a internacionalização da feira é um fato. No ano passado recebemos expositores do Uruguai, Alemanha e Estados Unidos, que viram na feira, a oportunidade de alavancar os seus negócios. E este ano, teremos a adesão de empresas estrangeiras, e a importante confirmação dos agentes financeiros públicos e privados que garantem o diferencial no preço e nas condições de pagamento na aquisição de máquinas e equipamentos junto aos expositores”, afirma, ao destacar que na edição de 2018 houve um crescimento de 20% do número de expositores, totalizando 210 empresas que representam mais de 900 marcas.

“Em relação à infraestrutura, a principal novidade desta edição é que iremos dobrar a área do pavilhão coberto permitindo que mais empresas que garantem o suporte ao agronegócio ocupem o espaço, um dos mais requisitados na feira”, anunciou o vice-presidente da Aiba e da Bahia Farm, Luiz Pradella.

O Complexo Bahia Farm Show compreende uma área de 144 mil metros quadrados, com boa estrutura de rede elétrica, hidráulica e de irrigação, sanitários, área de lazer, ruas 100% pavimentadas e bosque de espécies nativas, além de amplos estacionamentos e dois restaurantes. O Complexo Bahia Farm Show também possui dois auditórios, campo experimental com pesquisas do setor agrícola, além de área para test drive com exibições e performances do setor automotivo, posto médico, central de atendimento ao expositor e ao montador e segurança 24 horas.

Na ocasião do lançamento da Bahia Farm Show na Fenagro, foi lançada a 3ª edição da Cartilha sobre Regularização Ambiental de Propriedades Rurais no Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), que demonstra a preocupação com cumprimento à legislação ambiental, por parte dos agricultores rurais baianos. Também foi assinado um convênio entre a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Polícia Militar da Bahia para garantir a intensificação na vigilância da circulação de cargas de defensivos agrícolas, que nos últimos anos, viraram alvo de roubo por quadrilhas especializadas. A Bahia Farm Show é organizada pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), com o apoio da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Fundação Bahia, Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia Ltda. (Assomiba) e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.