CI

Abapa entrega novos kits de irrigação para incentivar pequenos produtores de algodão do Sudoeste da Bahia

No Sudoeste, a previsão para a safra 2018/2019 é que seja semeado 12,100 mil hectares de algodão


Desde a última segunda-feira (7), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) começou a beneficiar os pequenos agricultores do Sudoeste baiano, com a doação de mais 49 kits de irrigação por gotejamentos e suporte técnico para garantir o desenvolvimento da produção de algodão na região. Foram beneficiados na safra 2018/2019 produtores dos municípios de Brumado, Candiba, Carinhanha, Guanambi, Iuiu, Lagoa Real, Malhada, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras e Serra do Ramalho. Além do equipamento de irrigação para o plantio de um hectare, a Abapa disponibilizou insumos como sementes de algodão, fertilizantes para o solo, e defensivos para controle de pragas como o bicudo do algodoeiro. No Sudoeste, a previsão para a safra 2018/2019 é que seja semeado 12,100 mil hectares de algodão, um crescimento de 16% em relação à safra passada.

Satisfeito com a entrega do kit, o agricultor Diego de Oliveira, de Guanambi, explica que os equipamentos de irrigação chegaram na hora certa. “Já estou com o algodão plantado e nascendo, e vai dar tempo de usar para ter uma produtividade boa”, afirma ele, que também planta milho em sua propriedade. Beneficiado pelo projeto desde a safra 2015/2016, o agricultor do município de Malhada, Gedenon Guedes Fernandes, explica que o principal diferencial do projeto é a transferência de tecnologia. “No primeiro ano, em uma área de um hectare e meio, obtive uma média histórica de 350 arrobas. No ano seguinte dobrei a área para três hectares, e hoje, neste terceiro ano, passei para cinco hectares. A entrega destes kits e o apoio e assistência da Abapa com as sementes e o cuidado com o bicudo restaura as forças de quem lida com a lavoura de algodão na região”, reforça.

Presente na entrega dos kits, o coordenador do programa fitossanitário da Abapa, Antônio Carlos Araújo, explica que dois técnicos da entidade estão na região para garantir o acompanhamento dos produtores para que os kits de irrigação e os insumos sejam utilizados da forma correta. “Hoje, os pequenos produtores do sudoeste estão utilizando as mesmas técnicas e insumos de quem planta algodão com sucesso no oeste da Bahia”, afirma. Desde o início do projeto, ainda na safra 2014/15, a Abapa totalizou a doação de 130 kits de irrigação complementar por gotejamento aos pequenos produtores da agricultura familiar no Sudoeste da Bahia. Também participaram da entrega dos kits os secretários de agricultura dos municípios de Malhada, José Castor, e Iuiú, Jairo Prado, que representam a parceria das prefeituras no projeto.

O presidente da Abapa, Júlio Busato, explica que o projeto de apoio aos pequenos cotonicultores do sudoeste tem gerado resultados satisfatórios. A região Sudoeste, segundo ele, tem aumentado a área cultivada com algodão em sistema irrigado por gotejamento, aspersão e micro aspersão. “Até a última safra são aproximadamente 400 hectares de algodão e outras culturas irrigadas espelhados neste projeto que vem transferindo a tecnologia já utilizada com sucesso entre os produtores do Oeste da Bahia. Com isso, estamos garantindo ao produtor uma maior rentabilidade permitindo a sua permanência no campo e gerando mais emprego e renda no campo e nas cidades”, afirma. Responsável pela produção de 98% de algodão na Bahia, na região Oeste foi plantado 321.487 mil hectares. Em todo o estado, a Abapa prevê crescimento de 26,5% da área de algodão na safra 2018/2019.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.