CI

Algodão: produtores baianos contam com nova rota de exportação

Com resultados satisfatórios, nova rota via porto de Salvador vai permanecer com duas escalas semanais


Os embarques de algodão baiano para o mercado internacional via porto de Salvador prometem bons resultados. A logística de transporte, desenvolvida ao longo do ano passado, foi implementada no dia 21 de novembro, com a exportação de uma carga de 200 toneladas de algodão embarcada rumo à Turquia, no Oriente Médio.

A maior parte da produção da região ainda utiliza o porto de Santos, em São Paulo, para as operações no mercado externo. Mas o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato, e o gerente geral da Mediterranean Shipping Company (MSC), Guilherme Monteiro, avaliaram de maneira satisfatória a exportação de algodão baiano pela nova rota via Salvador.

“Em função do sucesso no embarque do algodão do oeste da Bahia via porto Salvador, a expectativa é o incremento das exportações com a manutenção por parte da armadora das duas escalas semanais do porto de Salvador. Há a garantia na qualidade desta logística, sem atraso da entrega da mercadoria para os compradores de outros países”, diz Monteiro, da MCS.

Aumento das exportações de algodão

Passada a fase de testes, o presidente da Abapa acredita que esta nova rota tornou-se realidade. “Vamos buscar este ano nos concentrar em aumentar o volume de algodão exportado e solidificar esta rota marítima para garantir maior segurança ao despachar o produto e maior rentabilidade do produtor com a redução dos custos logísticos, principalmente o frete rodoviário até São Paulo”, afirma.

Além da associação dos produtores baianos e do armador MCS, líder global no transporte de contêineres, a abertura da nova rota de exportação via porto de Salvador também contou o apoio logístico da XinguAgri, da trading Louis Dreyfus Company e do Grupo Wilson Sons, operador do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador (Tecon).

A Empresa Interagrícola S.A (Eisa) e a Louis Dreyfus prometeram aumentar o volume exportado de algodão com escoamento pelo porto baiano depois de participarem do carregamento teste da nota rota internacional, de acordo com as informações divulgadas pela Abapa em comunicado oficial.

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.