CI

Bahia é destaque nas exportações de 2020

Foram US$ 2,3 bilhões em produtos agrícolas, com destaque para café, algodão, soja e milho


Foto: Pexels

A Bahia ganha destaque nas exportações de 2020. Segundo o Boletim Logístico da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) as vendas externas renderam US$ 2,3 bilhões em produtos agrícolas, com destaque para algodão, o café, o milho e a soja.

Conforme dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, disponível no portal Comex Stat, o estado da Bahia exportou, no ano de 2020, a quantidade de 5,4 milhões de toneladas.

Na balança comercial aparece o café conilon no sul e café arábica no centro-sul; algodão, soja e milho 1ª safra no extremo-oeste; e milho 3ª safra no nordeste baiano. No total, foram exportados 5,4 milhões de toneladas de produtos agrícolas oriundos da produção de algodão (inclusive pluma), café (em grãos e moído), milho e soja (grão, farelo e óleo).

Quanto aos municípios de origem dos produtos, destaca-se a liderança de Luís Eduardo Magalhães com o volume exportado de 3 milhões de toneladas (56,37% do total do estado da Bahia). Neste cenário, localidades do extremo-oeste do estado – região produtora de soja, milho e algodão  – ocupam as cinco primeiras posições e totalizando cerca de 95% do volume exportado em 2020.

Veja os municípios em destaque:

Quanto aos terminais exportadores desses produtos, cerca de 78% do volume é escoado pela cidade de Salvador (BA), pelo Terminal Portuário Cotegipe, sendo China, Alemanha e França os principais compradores internacionais. Na sequência aparece São Luís (MA) pelo Porto do Itaqui, com cerca de 11% do total, e a cidade de Santos (Porto de Santos), com 7% de participação. Estes três terminais juntos somam mais de 95% da exportação realizada. Este comportamento logístico de escoamento é influenciado pelas rotas marítimas, estrutura portuária e distância da região produtora aos portos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.