CI

Programa Agronordeste cooperou com aquisição de refrigeradores para produtores em Mairi, Bahia

O Senar Bahia colaborou para que os Produtores atendidos firmassem parceria com a empresa Betânia


Foto: Pixabay

O Senar Bahia, por meio da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Programa Agronordeste, colaborou para que os Produtores atendidos firmassem parceria com a empresa Betânia, conseguindo assim através de comodato, a instalação de dois equipamentos de refrigeração de leite para beneficiar e mudar a vida dessas pessoas.

"Antes da chegada desses equipamentos, os produtores assistidos pelos técnicos de campo, prestadores de serviços no Senar Bahia, Cléia Carvalho e Hewerthon Rios, enfrentavam dificuldades quanto ao preço e escoamento da produção de leite. Agora, em tão pouco tempo utilizando os equipamentos para armazenar o leite das duas ordenhas do dia, já podemos notar que a vida desses produtores estão melhorando bastante”, disse Stenilson Nascimento, Coordenador Regional do Agronordeste. 

O Assessor Regional do Senar Bahia, Gilson Liberato, que também acompanhou as negociações dos técnicos de campo junto à Betânia, falou sobre a importância das ações do Agronordeste para o desenvolvimento dos produtores em Mairi. “O Programa Agonordeste já está em ação no município de Mairi desde outubro 2020, o grupo está iniciando um fortalecimento das organizações de produtores rurais e desenvolvendo uma produção sustentável e agregando valor na produção agropecuária da região. Esse é um dos objetivos do programa”, ressaltou.

De acordo com a técnica de campo, prestadora de serviços ao Senar Bahia, Cléia Santana, com a chegada da ATeG na região, os produtores começaram a fazer parcerias com as empresas privadas, começando pela Betânia, que vem contribuindo bastante com essa evolução nos negócios. “Os resfriadores foram adquiridos depois da grande insatisfação dos produtores com o baixo valor dos preços de leite na região.  Entramos em contato com o representante da empresa Betânia e em seguida, fizemos uma reunião com os produtores”, declarou.

Ela também lembrou como os pequenos produtores estavam vivendo, antes dos equipamentos. “Agora, o leite armazenado é entregue diretamente ao beneficiador, livre de atravessador, com preço justo. A insatisfação dos produtores de leite na região era grande, pois recebiam por litro de leite, um valor que eles não achavam justo, em média 0,70 centavos a 1 real e 50 centavos e com a aquisição do resfriador conseguiram um aumento de 0,35 centavos a mais por litro, ou seja, quase 2 reais no litro de leite, além de viabilizar a possibilidade de realizar duas ordenhas no dia, aumentado seus ganhos”, finalizou.

Já o outro técnico de campo, Hewerthon Rios, também relatou todos os passos nessa conquista dos produtores, com a chegada dos equipamentos de refrigeração. “Uma vez visto as dificuldades dos produtores quanto ao preço e escoamento da produção, nós técnicos do SENAR se reunimos com os produtores da localidade, Joelison Silva de Souza, Israel Araújo Santana, Josenilton Afonseca Souza, Samara Passos Souza e Luiz Henrique e com o Técnico da Betânia, senhor Marielson, dando assim o primeiro pontapé no dia 09 de fevereiro de 2021 para fechar a parceria produtor-Betânia. Parceria está, onde o produtor entra com a produção de leite e os cuidados de higiene da produção e do resfriador e a empresa Betânia entra com a compra, empréstimo do resfriador, produto de análise (ALISAROL) diária, analise de qualidade do leite (contagem de bactéria, contagem célula somática, porcentagem de proteína e teor de gordura), enfatizou.

A produtora Samara Passos, da propriedade Lagoa Redonda, em Mairi, uma das beneficiadas com a chegada dos refrigeradores na propriedade, destacou a mudança de vida em pouco tempo de assistência técnica do Agronordeste. “A nossa vida melhorou bastante. Com o Agronordeste, a cada dia que passa temos conhecimento de algo novo para melhorar as atividades. Com a ajuda dos técnicos de campo do Senar, conseguimos esses dois refrigeradores e agora estamos trabalhando com muita vontade para tudo sempre dar certo. As vendas do leite que antes eram feitas apenas duas vezes ao dia e com preço bem abaixo, ganharam um novo impulso e só temos que agradecer e comemorar”, disse.

O Programa Agronordeste visa oferecer Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em diversas cadeias produtivas, e conta com as parcerias do Senar Central, Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural) e o Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.