CI

Café da Bahia vence concurso da ABIC

Microlote foi o campeão do 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café


O microlote (até duas sacas) do cafeicultor Joel Marques de Oliveira, produzido na Fazenda Brejos dos Aguiar, em Ibicoara (BA) foi o campeão do 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café, com a nota final de 8,63 pontos (em uma escala de 0 a 10). O segundo colocado foi o produtor Josias Gomes, da cidade de Espera Feliz (MG), com a nota final de 8,62 pontos, na categoria natural e em terceiro lugar ficou a produtora Lúcia Maria da Silva Dias, de São Sebastião da Grama (SP), com a nota final de 8,55 pontos, na categoria cereja descascada.

O certame, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), teve nove lotes finalistas, todos inscritos pelos organizadores dos concursos estaduais realizados no Paraná, Bahia, Minas Gerais e São Paulo.  

A etapa do Júri Técnico do 15º Concurso Nacional ABIC de Qualidade do Café foi realizada na terça-feira (12), no laboratório do Sindicato das Indústrias de Café do Estado de São Paulo – Sindicafé-SP. Os lotes finalistas foram avaliados quanto a Qualidade Global conforme metodologia do PQC – Programa de Qualidade do Café, atribuindo-se uma pontuação de Zero a 10 pontos para cada um. O resultado do Júri Técnico corresponde a 90% da nota, que somada com a avaliação das práticas sustentáveis na propriedade, que equivale a 10%, compõem a nota final.

O júri técnico foi composto pelos especialistas Camila Régia Arcanjo Teles e Isabela Cristina Abreu do Monte, do GAC – Grupo de Avaliação de Café, do Sindicafé-SP, e por Aline de Oliveira Garcia, Gina Maria Bueno Quirino Cardozo e Kátia Maria Cipolli representantes do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos.

Leilão

A partir do dia 15, até 25 fevereiro, acontece o leilão de todos os lotes deste concurso. O pregão terá lance mínimo equivalente a 70% acima da cotação BMF/Bovespa de quinta feira (14). Podem participar torrefadoras, cafeterias e demais pessoas jurídicas interessadas.

Para participar, a empresa deve preencher a Ficha de Lance Comprador que estará disponível no site www.abic.com.br . Os lances poderão ser dados pela ficha  ou por e-mail, para [email protected]. O pregão poderá ser acompanhado todos os dias diretamente no site da ABIC, permitindo mais transparência e maior competição entre os participantes, que poderão renovar seus lances caso tenham sido superados por outra empresa. Os lances podem ser dados para aquisição de uma única saca ou de todo um lote, ou mesmo para compra de sacas de diversos lotes.

No dia 27 de fevereiro serão divulgadas as empresas campeãs do leilão, que são aquelas que deram os maiores lances.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.