Pesquisa busca motivação para aderir agricultura certificada

Soja

Pesquisa busca motivação para aderir agricultura certificada

Expansão da produção de soja tem sido marcada pela incorporação de novas áreas em regiões de fronteira agrícola
Por: -Aline Merladete
145 acessos

A expansão da produção de soja tem sido marcada pela incorporação de novas áreas em regiões de fronteira agrícola, especialmente na região Matopiba. A região, última fronteira agrícola no bioma Cerrado brasileiro, os produtores de soja estão sendo estimulados a aderir ao padrão de certificação de soja responsável, para preservação de ecossistemas naturais. 

No início dos anos 2000, organizações ambientalistas passaram a criticar os produtores de soja por eventuais riscos à integridade dos biomas da Amazônia e do Cerrado em decorrência da expansão das lavouras de soja. Assim, em julho de 2006, houve a decretação da Moratória da soja que consiste em compromisso assumido pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais - ABIOVE e a Associação Brasileira dos Exportadores de Cereais - ANEC para não comercializar nem financiar a soja produzida em áreas que foram desmatadas no Bioma Amazônia. 

Por isso, uma pesquisa realizada pela Embrapa busca entender a motivação dos produtores a induzir produtores de soja em regiões de fronteira agrícola aderir a padrões da agricultura certificads, quais são barreiras poderiam dificultar a adesão de produtores de soja a padrões de certificação socioambiental. 

Saiba mais

https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/1097012

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink