CI

Plantio-isca mostra resultados contra o bicudo

Técnica vem apresentando bons resultados em lavouras da Bahia


Foto: Divulgação

A técnica do plantio-isca vem se configurando em uma aliada no combate a principal praga da cotonicutura, o bicudo-do-algodoeiro. Consiste em um “filtro” entre os talhões e um recuo estratégico entre a faixa isca e a lavoura e no cinturão de algodão. 

A técnica antecipa o cultivo de faixas em 15 dias ao plantio da lavoura, instalando essas faixas nas rotas de entrada e saída de adultos, e devem respeitar o período de vazio sanitárioDeve ser implantado antes da semeadura da área comercial e tem como objetivo atrair os bicudos sobreviventes da entressafra nas soqueiras e tigueras ou os que vem de fora.

Na Bahia, segundo maior produtor de algodão do país, a praga está presente a quase quatro décadas e os gastos com aplicações de defensivos cresceram. No Oeste o número médio de aplicações específicas  ou combinadas para um complexo de pragas, também com objetivo de controle do bicudo, soma aproximadamente 26 nas lavouras de sequeiro e 40 nas lavouras irrigadas. 

Por isso o plantio-isca vem sendo aperfeiçoado, com resultados positivos, principalmente, na redução do número de aplicações de defensivos para o controle do inseto e redução dos danos provocados, garantindo mais sustentabilidade à produção. A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) está avaliando os resultados já alcançados e planeja recomendar a adoção do plantio-isca nos 18 núcleos do seu Programa Fitossanitário.

Entender a diferença de comportamento desses dois bicudos é a chave de tudo. O que vem de fora passou a entressafra hibernando, usando apenas a própria gordura do corpo como combustível para manter-se vivo. Quando ele acorda, de tão debilitado, mal consegue andar, quanto mais voar. Ele vem pela bordadura, andando, pois tem baixa reserva de energia e se alimenta dos pecíolos das plantas. As aplicações de bordadura o atingem em cheio.

Também há o bicudo das plantas voluntárias, as soqueiras e tigueras, que ficou no meio de outras lavouras como a soja, alimentando-se dos algodoeiros que escaparam mesmo ao manejo mais cuidadoso. Sua hibernação foi intermitente, e ele é capaz de voar até 30 quilômetros para fazer sua dispersão. A estratégia do plantio-isca e do “filtro” é garantir a melhor blindagem e manejo tanto para o bicudo que vem de fora, quanto para o que resistiu à entressafra.

De acordo com o consultor Paulo Saran, o comportamento padrão do bicudo é orientado pelas estações do ano. “No inverno, em outros países, ele hiberna.  No Brasil, onde o clima é tropical, sem invernos rigorosos, o bicudo resiste em quiescência, após a colheita, nas plantas voluntárias e nos restos culturais. O produtor, por mais cuidadoso que seja, nunca consegue erradicar de vez as tigueras e soqueiras, porque é próprio da fisiologia do algodoeiro resistir às intempéries. Quando uma tiguera emerge numa lavoura de soja, nem mesmo o herbicida será suficiente para exterminá-la, pois a soja, muito provavelmente, será RR e o algodão, também. O que o plantio-isca faz é agir, estrategicamente, sobre esse comportamento do bicudo”, explica Saran.

O advento da transgenia, que permitiu redução de gastos com insumos nas lavouras para a proteção contra lepdopteras e para o combate das plantas invasoras, no caso do bicudo-do-algodoeiro, vem perdendo este benefício. Isto porque, até hoje, não se desenvolveu uma variedade geneticamente modificada, resistente ao inseto. “O produtor, na insegurança causada pela própria sazonalidade da praga, nivela as aplicações para cima, aplicando o inseticida em toda a bordadura, o que de certa forma neutraliza os ganhos que a transgenia oferece em redução de gastos, uma vez que a janela de pulverizações, que ocorre com a redução das aplicações para lagartas, cria as condições ideais para a entrada do bicudo nas lavouras” diz o consultor.

Com o início da floração, é a hora de atacar. “O manejo nesta área será através da pulverização de inseticidas bicudicidas, de dois em dois dias, com alternância de produtos para evitar resistência dos insetos e injúrias das plantas”, recomenda Saran.

Ainda segundo o consultor, a partir de um determinado período, o ritmo das aplicações equaliza para sete em sete dias. Na bordadura, depois do primeiro botão floral, faz-se a aplicação total. Normalmente, sem o plantio-isca, fazem-se de 19 a 22 aplicações. Com o plantio-isca, tem-se reduzido em torno de dez aplicações. “Embora o argumento de economia com defensivos seja bastante atraente, o real objetivo da técnica é dar sustentabilidade ao sistema e não apenas reduzir o número de aplicações”, pondera Paulo Saran, alertando que entre o plantio-isca e a lavoura, a sugestão é que se faça um recuo de três metros.

Barreira de contenção

Uma inovação da técnica é o plantio de um “filtro” na cabeceira o talhão da soja, como uma barreira de contenção para os adultos dispersantes das plantas involuntárias, as tigueras. “Basta uma faixa, equivalente a uma linha de plantadeira. Esse filtro vai pegar a maioria dos bicudos que viriam voando para a lavoura”, afirma o consultor. Os insetos que escaparem do filtro caem na isca. “O filtro estará ao lado de uma lavoura que não tem o mesmo manejo e, por isso, provavelmente, sofrerá com as tigueras. É importante salientar que as plantas do filtro deverão permanecer nas cabeceiras por um período de uma semana após a colheita da soja”, alerta.

Para quem se preocupa com o custo e o trabalho que dá implantar um plantio-isca, o consultor lembra que o algodão da isca pode ser colhido. Já o do filtro, nem sempre. Para facilitar o manejo, a isca usa a mesma variedade de algodão do talhão. O consultor também salienta que a técnica é personalizada. “Cada propriedade é um caso. Por isso, não dá para esperar o mesmo tipo de investimento ou resultados para todas elas”, concluiu Saran.

O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, está confiante nos resultados. “A cotonicultura brasileira evolui a cada ano, e a tradição de quem cultiva a fibra desde muito antes dos tempos coloniais permite esse acúmulo de conhecimento que nasce da observação da natureza e se soma às tecnologias que surgem em ritmo acelerado. Como instituição de representação dos produtores de algodão, temos o papel de fomentar a tecnologia, a geração e a difusão de conhecimento para o fortalecimento da nossa cotonicultura”, afirma Bergamaschi. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.