CI

Netafim leva software de controle da irrigação na Bahia Farm Show

Empresa também apresentará projeto de irrigação por gotejamento subterrâneo da Fundação Bahia


Empresa também apresentará projeto de irrigação por gotejamento subterrâneo da Fundação Bahia

A Netafim, multinacional israelense, participa da 14ª edição da Bahia Farm Show, maior vitrine do agronegócio do Norte e Nordeste do Brasil, que ocorre de 05 a 09 de junho, na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA).

O evento é realizado anualmente pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Instituto Aiba (IAiba), com o apoio da Associação dos Revendedores de Máquinas e Equipamentos Agrícolas do Oeste da Bahia (Assomiba), Fundação Bahia e Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães. A feira é uma importante oportunidade para os agricultores da região conhecerem as novidades e as principais tendência do mercado.

Para esse ano, a Netafim leva – além da tradicional tecnologia de irrigação inteligente -, seu mais novo sistema de controle e monitoramento da irrigação. Denominado NetBeat, o software capta informações de solo, clima, desenvolvimento das plantas, tudo isso para oferecer ao produtor uma base de dados que irá orientar as tomadas de decisões no campo.

Na prática, a plataforma coleta as informações e dá um diagnóstico ao produtor, que poderá controlar todo manejo da irrigação remotamente através de smatphones, tablets ou PC. “Se o sistema indicar que é preciso irrigar ou nutrirrigar naquele momento, o agricultor poderá fazer isso em apenas em clique”, explica Cristiano Jannuzzi, Gerente Agronômico da Netafim.

Assim, as plantas receberão a quantidade ideal de água e nutrientes, garantindo o melhor desenvolvimento das plantas e uma economia dos recursos hídricos. Jannuzzi conta que a falta ou o excesso de água podem prejudicam o crescimento e a qualidade dos cultivos, por isso, é extremamente importante oferecer os insumos de acordo com as necessidades. “Dessa forma, fazer o acompanhamento em tempo real, torna possível saber exatamente o que as plantas precisam para o bom desenvolvimento e, consequentemente safras mais produtivas”, acrescenta.

Na feira, a Netafim também mostrará suas tecnologias por meio do Dia de Campo Virtual e os participantes poderão conhecer ainda a área de gotejamento subterrâneo da Fundação Bahia, um dos primeiros projetos nestes moldes do Oeste da Bahia.

Os visitantes também poderão conhecer os ótimos resultados alcançados por produtores que adotaram a irrigação inteligente, sistema gota a gota, que leva água e nutrientes direto na raiz das plantas. Em Anápolis (GO) a lavoura de soja na Fazenda São Luiz, registrou aumento de 58% após a adoção da tecnologia. Na safra 2017/18 a produtividade chegou a 95 scs/ha, contra 60 scs/ha da testemunha.

Respostas positivas também foram obtidas no projeto de irrigação implementado na Fazenda Tabapuã dos Pirineus, em Cocalzinho de Goiás (GO), onde a produtividade do milho saltou de 160 scs/ha para 300 scs/ha na safra 2017/18. Apresentando avanço de 88% em relação a testemunha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.