CI

BA: Agricultores comemoram com vitória os 20 anos de Crédito Fundiário

“Sou proprietário, sou Crédito Fundiário”


Cerca de 200 beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) participaram na manhã desta sexta-feira (01), do Seminário em comemoração aos 20 anos de Crédito Fundiário na Bahia, que aconteceu durante a VII Feira Baiana de Agricultura Familiar Reforma Agrária e Economia Solidária, em Salvador.

De acordo com a coordenadora da Unidade Técnica estadual do PNCF, Isabel Oliveira, “o evento formaliza o reconhecimento do Governo Estadual da Bahia à essa importante ferramenta complementar de Reforma Agrária que é o PNCF.  Um programa que já permitiu que mais de 10 mil agricultores familiares baianos tivessem acesso à terra com sustentabilidade.

“Estar aqui é essencial, pois podemos esclarecer as dúvidas, fazer propostas e conhecer o que mudou no PNCF. Entendemos que essa é uma grande oportunidade para quem tem força de trabalho, mas não tem terra para trabalhar”, comenta a beneficiária Selma de Souza Jesus, da Associação Baianinha, localizada no município de Cotegipe.

Sob o slogan, “Sou proprietário, sou Crédito Fundiário”, representantes de 130 associações (cerca de 4 mil famílias), que quitaram seus financiamentos com o benefício da Lei 13.340 (lei da liquidação do crédito rural), receberam do Banco do Nordeste, a baixa das hipotecas, documento necessário para a elaboração da escritura definitiva das propriedades.

O agricultor familiar, José Pereira Rose, é um dos beneficiários do PNCF, cuja associação quitou, com seis anos de antecedência, a dívida de financiamento por meio da lei. “Para nós foi maravilhosos poder quitar o financiamento. Já foi um sonho poder acessar à terra, agora é muito gratificante saber que ela é nossa de verdade, que não temos mais dívidas. É uma vitória, uma felicidade sem tamanho.

Ainda na abertura, foi apresentada uma retrospectiva das políticas de Crédito Fundiário que antecederam ao PNCF (Projeto São José, Cédula da terra e Banco da Terra) no estado. Na sequência, foi feito um balanço dos últimos 14 anos PNCF, na Bahia, com a apresentação de um vídeo com fotos de Unidades Produtivas do Programa, cujos beneficiários tiveram suas histórias transformadas graças à oportunidade do acesso à terra.

Retomada do PNCF

Em sua apresentação, a subsecretária de Reordenamento Agrário, Raquel Santori, trouxe as novas medidas do programa e a expectativa que a Sead/SRA tem em relação a retomada do PNCF. “O novo formato vai permitir, de maneira mais ágil, que mais agricultores familiares tenham acesso à terra pelo Crédito Fundiário, possibilitado com isso a inclusão e o desenvolvimento de mais famílias que vivem da agricultura em todo o país, e na Bahia isso não será diferente”.

Santori destacou ainda a importância do trabalho de parceria que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Desenvolvimento Rural (SDR), por intermédio da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA). “O sucesso do programa é fruto do dinamismo da coordenação da UTE, somado ao comprometimento dos movimentos sociais e empresas de Ater, que em parceria vêm fazendo a diferença para milhares de agricultores familiares no estado”, completou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.