CI

Em Conde (BA), Embrapa mostra como integrar lavoura e pecuária com gliricídia

Agricultores, estudantes e técnicos extensionistas estiveram em Conde (BA), dia 28 e 29 de maio,


Agricultores, estudantes e técnicos extensionistas estiveram em Conde (BA), dia 28 e 29 de maio, para oficina sobre gliricídia em sistema que visa integrar lavoura e pecuária, também conhecida como iLPF (integração Lavoura-Pecuária-Floresta), com objetivo de implantar um banco forrageiro para alimentação animal no município.

O evento foi promovido pela Embrapa Tabuleiros Costeiros em programa que pretende implantar e conduzir "vitrines” em propriedades do município com o propósito de transferir tecnologia para produção de bovinos de corte, recuperar pastagens degradadas com plantio de grão em consórcio de gliricídia com pastejo direto.

O sistema integrado proposto demonstra elevada eficiência produtiva por utilizar uma mesma área para atividades de agricultura e pecuária. “O sistema ainda comporta o mérito de reduzir os custos de produção ao recuperar pastagens, pagos pela produtividade dos grãos colhidos e redução dos impactos ambientais por promover a cobertura do solo”, afirma Samuel Figueiredo, analista da Embrapa Tabuleiros Costeiros. “Isso evita a perda de carbono e previne a degradação, além de permitir a intensa ciclagem de nutrientes com destaque para a fixação de nitrogênio”, complementa ele.

Na oficina participativa,  a Embrapa Tabuleiros Costeiros abordou teoria e, na prática,  promoveu o plantio de gliricídia, uma leguminosa rica em proteína e com potencial de absorção de nitrogênio, que serve de insumo para a alimentação animal.

A atividade faz parte do projeto de rede coordenada pela Embrapa, existente em todo o país , que visa integrar lavoura, pecuária e floresta, (iLPF). No Nordeste, programa está sob a gestão do pesquisador José Rangel e participação da equipe do Setor de Implementação da Programação de Transferência de Tecnologia (SIPT) da Embrapa Tabuleiros Costeiros. Participam também, os pesquisadores Evandro Muniz e Ubiratan Piovezan como também bolsistas de iniciação científica que tiveram oportunidade de conhecer o sistema iLPF.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.