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Ferrovia de Integração Oeste-Leste é leiloada

Concessão foi arrematada por R$ 32,73 milhões por empresa baiana


Foto: Divulgação

Depois de leiloar 22 aeroportos o governo federal concluiu o leilão de concessão do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Ilhéus e Caetité, na Bahia, nesta quinta-feira (8).

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O lance mínimo era de R$ 32 milhões e a Fiol foi arrematada pela Bahia Mineração (Bamin), localizada em Caetité, por R$ 32,73 milhões. A empresa foi a única concorrente. A concessão se dará por 35 anos. Os investimentos previstos na ferrovia são de R$ 3,3 bilhões.

A Fiol começou a ser construída em 2010 e tem cerca de 75% das obras concluídas. Ainda necessita de pelo menos R$ 1,6 bilhão para operar, recursos que virão também da Bamin. O trecho tem 537 quilômetros e é considerado um importante corredor logístico de minério de ferro e grãos no estado, o que atraiu a empresa. A ideia é usar a ferrovia para o transporte de 20 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.

A expectativa do Ministério da Infraestrutura é de que o trecho comece a operar em 2025, com transporte de mais de 18 milhões de toneladas de carga. Em 2035, a capacidade deve chegar a 50 milhões de toneladas. Ainda há planos de implantar mais dois trechos: um entre Caetité e Barreiras, na Bahia, e outro entre Barreiras e Florianópolis, em Santa Catarina. A meta final é interligar o porto de Ilhéus à ferrovia Norte-Sul.

O trecho começará as operações com 16 locomotivas e mais de 1,4 mil vagões, segundo o ministério. 1,1 mil deles será para escoamento de minério de ferro. Em dez anos, o governo espera que a operação passe a contar com 34 locomotivas e 2,6 mil vagões. A expectativa é de que sejam gerados 55 mil empregos diretos e indiretos com a concessão.

Nesta sexta-feira (9) será realizado o leilão de 5 terminais portuários no Maranhão e no Rio Grande do Sul.

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