CI

Química vai produzir fertilizantes nitrogenados no Brasil

Fabrica em Sergipe vai produzir ureia, amônia e sulfato de amônio


Foto: Arquivo

A empresa química brasileira Unigel, iniciou a produção de fertilizantes nitrogenados na sua unidade em Laranjeiras (SE). Passam a ser produzidos amônia e ureia na retomada das fábricas anteriormente conhecidas como FAFENs.

A empresa iniciou o movimento de retomada da produção nacional destes fertilizantes em novembro de 2019, quando foram arrendadas duas fábricas da Petrobrás, uma em Laranjeiras (SE), outra em Camaçari (BA), pelo período de dez anos, prorrogáveis por mais dez anos. Uma das motivações para o arrendamento foi a oportunidade de ampliar a presença no segmento agro e diminuir a dependência da importação de fertilizantes.

A capacidade de produção anual é de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio, tornando-se o maior produtor nacional de fertilizantes nitrogenados. 

Em 2020, o Brasil importou 7,1 milhões de toneladas de ureia, de acordo com dados oficiais. Juntas as unidades sergipana e baiana poderão produzir até 1,15 milhão de toneladas de ureia por ano, o equivalente a um terço da produção de ureia na América Latina em 2019 (3,43 milhões de toneladas, de acordo com a International Fertilizer Association). Somadas, as fábricas também terão a capacidade de produção de 925 mil toneladas de amônia por ano. 

"Além de se tornar uma empresa relevante no agronegócio, a empresa também dá um importante passo na integração da cadeia de valor ao produzir amônia, matéria-prima fundamental para a produção de acrílicos. Com isso deixa de depender da importação desse insumo para abastecer o próprio negócio", explica Roberto Noronha, presidente da Unigel. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.