CI

Oeste baiano está em alerta para Ferrugem Asiática

Na Bahia são 14 focos da doença. Na safra passada foram 15 ocorrências


Foto: Divulgação

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), em conjunto com os integrantes do Programa Fitossanitário da Soja, emitiu alerta sobre a ocorrência de focos da Ferrugem Asiática no oeste baiano. 

Na região foram encontrados núcleos de incidência em Roda Velha de Baixo, em São Desidério; Rio de Pedras e Placas, em Barreiras; e Novo Paraná, no município de Luís Eduardo Magalhães.

Armando Sá, coordenador do Programa Fitossanitário, pede atenção máxima dos produtores com as lavouras. “Estamos com perspectiva de safra cheia, então o produtor não pode arriscar nesse momento. Por isso, é importante que ele esteja monitorando com frequência para fazer intervenções, caso seja necessário”, destacou.

Ainda segundo ele o aumento dos focos da Ferrugem Asiática está relacionado à alta umidade, devido ao intenso período de chuvas registrado recentemente na região. Na última semana de fevereiro ainda havia muitas áreas com lavouras consideradas novas, por terem sido plantadas no final do período de semeadura. Estas áreas de cultivo, quando afetadas pela doença, apresentam maior potencial de perdas, portanto, precisam de monitoramento e, em muitos casos, a realização de controle químico.

A Ferrugem Asiática é uma doença fúngica e considerada a pior da cultura da soja. A resistência aos fungicidas já tem elevado os gastos em 20%. Para combater o Estado adota o vazio sanitário desde 2001.

Segundo o Consórcio Antiferrugem, da Embrapa, nesta safra já são 313 ocorrências. Na Bahia são 14 focos sendo 7 em Luís Eduardo Magalhães, 4 em Barreiras e 3 em São Desidério . O Rio Grande do Sul concentra o maior número, com 124 casos. Na safra 2019/20 o estado baiano teve 15 ocorrências ao total, ficando na sexta posição no ranking dos estados produtores. Foram 5 em Barreiras, 5 em Luís Eduardo Magalhães, 3 em Correntina e 2 em São Desidério.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.