CI

Bahia sedia Abertura Nacional da Colheita da Soja

Neste ano a edição foi multiplataforma e contou com debates importantes


Foto: Pixabay

A Abertura Nacional da Colheita da Soja aconteceu na manhã desta quinta-feira (4) em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. O evento, considerado um dos mais importantes do setor, teve a participação de autoridades nacionais e do Matopiba, que celebraram os bons resultados esperados para a oleaginosa na safra 20/21. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) o país deve colher 133,7 milhões de toneladas, volume recorde.

Neste ano a edição foi multiplataforma e contou com debates importantes sobre mercado, tecnologia, questões tributárias e vendas de terras a estrangeiros. A colheita simbólica ocorreu na na área que pertence à Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), dentro do complexo da Bahia Farm Show. 

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou de forma virtual e destacou o bom momento da cultura, seja no desempenho no campo quando nos preços pagos ao produtor.“O ouro do agro brasileiro vai ser cada vez mais respeitado, mostrando a qualidade e a sustentabilidade que nossos produtores plantam e colhem a soja para nosso consumidor brasileiro, mas também para muitos países que usam e necessitam cada vez mais do ouro brasileiro”, confirmou.

Autoridades locais destacaram o papel da cidade-sede do evento na produção nacional de soja. A história de LEM nasceu na década de 80 com a vinda de agricultores, especialmente do Sul do país, para plantar grãos na região.“Transformaram um solo pobre em gerador de riquezas e produção. Parabéns aos produtores e empresários que acreditaram nesta região”, destacou o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz.

Nesta safra a Bahia plantou 1.7 milhão de hectares, 5% a mais e espera colher 6.4 milhões de toneladas, avanço de mais de 6%. No Brasil a área somou 38.1 milhões de hectares. A Bahia ocupa a sétima posição como produtor de soja.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.