CI

Correntina tem primeira nascente de rio recuperada por projeto dos agricultores do oeste da Bahia

Nascente foi recuperada na última sexta-feira (13.07)


O município de Correntina recuperou na última sexta-feira (13) a primeira nascente dentro do projeto dos agricultores do oeste da Bahia, por meio das entidades representativas, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba). A ação aconteceu ao final do curso de recuperação de nascentes, em parceria com a Prefeitura, que aconteceu durante três dias, e que capacitou técnicos da prefeitura, membros da sociedade civil organizada e envolveu moradores das comunidades da Luzia e Brejo dos Aflitos, que serão beneficiados diretamente pela intervenção. O projeto de recuperação de nascentes pelos agricultores baianos vai investir R$ 500.000,00 para realizar ações deste tipo em onze municípios que abrangem as bacias hidrográficas do Grande, Corrente e Carinhanha.

 “Após 18 meses, a nascente voltou a jorrar água em 20 mil litros de água por dia com a aplicação da cerca, e com o método caxambu, ainda aumentou para 75 mil litros de água por dia devido a desobstrução e descompactação do solo causado pelo pisoteio do gado”, explicou Renato Rios, engenheiro agrônomo responsável por aplicar o curso de recuperação de nascente, que no caso de Correntina, estava assoreada e agora está cercada, protegida e com água adequada para ser fornecida para consumo humano. Para a secretária de meio ambiente de Correntina, Regina de Castro, esta parceria com os agricultores, comunidade e técnicos da Prefeitura chegou na hora certa. “Quero deixar aqui a minha gratidão a todos os envolvidos. Foi muito bom contar com a disposição dos nossos parceiros”.

Incentivador do projeto entre os agricultores, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, explica que este deve se tornar uma referência em todo o Brasil, ao montar uma rede de guerreiros dispostos a proteger e recuperar as nascentes de rios. “Estamos garantindo, ao contemplar estes treinamentos e de apoio às prefeituras, o engajamento de profissionais e de moradores das cidades, que assim como os agricultores, respeitam a água e a terra da nossa região”. Com o projeto lançado aos secretários de meio ambiente da região, na última segunda-feira (9), a previsão é que sejam recuperadas e protegidas, ainda este ano, cerca de 100 nascentes de rios em todo o oeste da Bahia. Dentro das atividades incentivadas pelos agricultores rurais, já foram recuperadas este ano cerca de 23 nascentes dos municípios de Barreiras, Cocos, Formosa do Rio Preto, Jaborandi, São Desidério e Wanderley, onde também já foram realizados os treinamentos práticos com os técnicos da Prefeitura e dos povoados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.