CI

Dados do tempo vão ajudar no controle de doenças

Informações vão auxilia produtor a prever clima em soja e algodão


Foto: Marcel Oliveira

Os produtores do Oeste da Bahia passarão a contar com um sistema que informa se as condições climáticas estão favoráveis para a ocorrência de doenças causadas por fungos sobre as culturas da soja e do algodão. O projeto Monitora Oeste vem de uma parceria entre o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Embrapa Territorial.

Diariamente serão recebidas previsões para os municípios da região Oeste da Bahia nas 24, 48, 72, 96 e 120 horas seguintes. As informações trarão variáveis como temperatura em 2m; temperatura máxima; temperatura mínima; umidade relativa do ar e vento a 10m. Isso vai permitir previsões fazenda a fazenda para essa região.

De posse dos dados por meio de um aplicativo o produtor consegue observar e prever a proliferação de doenças fúngicas nas duas culturas e planejar a aplicação de fungicidas. Ele terá as previsões para estar prevenido em relação ao clima. Por exemplo o período chuvoso propicia um meio adequado para a proliferação dos fungos. A ferrugem, para a soja, e a mancha da ramulária, para o algodão, são as doenças fúngicas na região. 

Com modelos específicos a equipe da Embrapa vai processar e gerar dados para cada doença que distinguirá por cores as oscilações de cada nível de condição de favorabilidade. 

O Monitora Oeste visa ao desenvolvimento de um sistema de monitoramento e alerta agrícola e fitossanitário para a região do oeste baiano. Os trabalhos também contemplam a criação de uma rede de estações meteorológicas automáticas pertencentes aos produtores.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.