CI

Parque de Exposições de Salvador pode ser vendido

Neloristas juntam-se ao movimento contrário à venda


Foto: Divulgação

O Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador (BA) foi inaugurado em 1978 e ocupa uma área de 450 mil metros quadrados com localização próxima ao aeroporto da capital baiana. O parque sedia eventos agropecuários, como a Exporural e a Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), como também eventos dos mais variados tipos, como festivais e apresentações musicais nacionais e internacionais.

Desde que o governo da Bahia anunciou interesse em vender o parque uma campanha foi lançada por entidades contraria à transação. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB) iniciou uma campanha intitulada "Governador Não Venda o Parque de Exposições". A privatização faz parte dos planos do governo do Estado para arrecadar R$ 1,5 bilhão.

Nesta terça-feira (29) o governador Rui Costa rebateu as críticas e disse que não pode manter um local, segundo ele, subaproveitado."O terreno é urbano, dentro de Salvador, o agronegócio tem capacidade até em parceria com estado de ajudar a montar uma estrutura fora do centro urbano para ter essas exposições. Ali não é lugar apropriado para usar uma vez no ano, duas vezes no ano" , disse Rui. "É um luxo que a Bahia e Salvador não podem pagar", destacou.

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) se juntou ao movimento das 23 entidades e, por meio de nota, destacou que não vê benefícios na iniciativa. "Afinal, o Parque de Exposições de Salvador atrai, há décadas, criadores, empresas, profissionais e técnicos ligados ao agronegócio, movimentando diversas atividades produtivas, gerando renda e emprego para dezenas de milhares de pessoas", disse o presidente da ACNB,  Nabih Amin El Aouar.

A nota também destaca que o parque é uma atração pública e, dessa forma, é um dos mais importantes pontos de visitação da capital baiana, também contribuindo para fortalecer a economia de Salvador. "A Bahia, aliás, é um dos berços do Nelore. A tradição da raça no estado e a força dos criadores baianos estão na história da pecuária brasileira e o seu palco mais importante, o Parque de Exposições de Salvador, precisa ser preservado e se manter como o principal centro de negócios rurais desse valoroso estado". 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.