CI

Nufarm premia ações para desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Estado do Ceará

Iniciativa em parceria com a ONG Enactus reconhece trabalhos empreendedores que transferem renda e benefícios a comunidades cearenses


A divulgação dos trabalhos vencedores do 6º Prêmio Nufarm de Consciência e Ética no Agronegócio acontece no próximo dia 14, no Gran Mareiro Hotel, na capital Fortaleza. A iniciativa, uma parceria entre a companhia australiana Nufarm e a ONG Enactus Brasil, reconhece anualmente ideias empreendedoras que incentivem a produção agrícola familiar sustentável e gerem renda às pequenas comunidades rurais do Estado do Ceará.

A edição deste ano da premiação contará com a participação de mais de 250 estudantes e destacará também funcionários da Nufarm envolvidos com os projetos, dentro da categoria Business Advisor do Ano. Foram selecionados para a finalíssima os projetos de nome Botão Verde, Bio+, Hortus, Hidrolife, Mani e SerTão Sustentável.

Todos os projetos que concorrem à finalíssima possibilitaram aumento de renda e levaram ações de saúde e educação ambiental a um grupo de famílias de agricultores do Ceará que vive em situação de vulnerabilidade social.

As iniciativas dos estudantes permitiram às famílias aumentar sua produção e renda pela venda hortaliças e farinhas, por exemplo. Resultaram, ainda, na construção de equipamentos que ajudaram pequenos agricultores a produzir mais e melhor, entre estes um maquinário para descascamento de mandioca que funciona sem energia elétrica e um biodigestor para produzir biogás a partir de esterco animal, um substituto o gás de cozinha. Outra inovação foi o desenvolvimento de sistemas hidropônicos para cultivo de forragem animal, em suporte à alimentação de aves, ovinos e caprinos.

Disputam à finalíssima da edição 2018 do prêmio a Faculdade Vale do Salgado, a unidade de Maracanaú do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do CE (IFCE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Universidade Federal do Cariri (UFCA/Crato) e a Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

“Cada realidade modificada é uma vitória na construção de um amanhã melhor. A Nufarm investe nos trabalhos dos times da Enactus porque essas iniciativas empoderam e elevam o padrão de qualidade de vida das comunidades atendidas no Ceará. O prêmio ainda oferece condições de desenvolvimento acadêmico aos estudantes participantes”, resume Gizelle Neves, coordenadora de assuntos corporativos e sustentabilidade da Nufarm.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.