CI

Tereza Cristina visita produção de acerola biodinâmica e granja no Ceará

"Conhecer de perto experiências locais permite saber onde é preciso apoio de políticas públicas"


Em viagem que faz ao Nordeste, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina visitou nesta sexta-feira (15), em Ubajara (CE), a maior unidade do mundo de produção e processamento de acerola orgânica e biodinâmica (que inclui conhecimentos químicos, geológicos e astronômicos), da Amway Nutrilite.

Durante entrevista, a ministra observou que viajará por mais dois dias na região para conhecer de perto experiências locais e “verificar onde é preciso apoio, onde há casos de sucesso, o que é que nós podemos implementar mais, quais os gargalos, enfim, onde é que a gente precisar trabalhar para que as políticas públicas cheguem principalmente ao pequeno produtor”.

A empresa Amway é fabricante de vitamina C liofilizada, resultante de processo de desidratação para manutenção do sabor e dos nutrientes da fruta. Além dos métodos orgânicos de cultivo, são utilizados sistemas de irrigação em pivô central, de gotejamento, aspersão e micro aspersão e gestão do uso da água para preservar açudes. Uma das curiosidades na propriedade é uma colheitadeira de azeitonas adaptada para uso da colheita de acerola.  

Ubajara é um município da Mesorregião do Noroeste Cearense, muito procurado por turistas por conta do Parque Nacional, onde se encontra a Gruta de Ubajara, acessível por meio de teleférico.

Em sua última visita no estado, de onde embarca para o Rio Grande do Norte, Tereza Cristina foi ainda à Tianguá, próxima de Ubajara, na Granja Emape, produtora de aves e de 500 mil ovos por dia. A unidade conta com distribuição automática de ração e coleta por esteira de ovos e resíduos. O sistema faz também a transferência dos ovos até o entreposto, onde são classificados e embalados automaticamente.

Depois da visita, ao estado que teve a presença do senador e ex-governador Tasso Jereissati, a ministra encontrou-se com empresários, produtores rurais, líderes do agronegócio e políticos da região.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.