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Produtores usam canal do Sistema CNA/Senar para tirar dúvidas

O canal de atendimento criado pelo Sistema CNA/Senar durante a pandemia ajuda produtores rurais de todo o País


Foto: Divulgação

O canal de atendimento criado pelo Sistema CNA/Senar durante a pandemia ajuda produtores rurais de todo o País a tirar dúvidas sobre questões relacionadas à produção, comercialização, crédito, exportação, insumos, logística, saúde e orientação técnica.

As mensagens enviadas ao número de whatsapp (61-93300-7278) são respondidas pelos técnicos da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Ivo Santos e sua mãe, Rita Gama, produzem mandioca em uma pequena propriedade."Eu entrei em contato para saber sobre linhas de crédito disponíveis para a agricultura familiar. O técnico ajudou e agora tenho entendimento sobre como acessar o crédito”.

A dúvida sobre a prorrogação de vencimento da parcela do financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) foi o motivo pelo qual Flávia do Nascimento Silva, entrou em contato com o whatsapp do Sistema CNA/Senar. “Minha mãe produz fruta e por ser do grupo de risco eu precisava ajudá-la. Eu já tinha tentado obter essa informação presencialmente na agência bancária, quando conheci esse canal de whatsapp em uma busca pela Internet e consegui sanar a dúvida”.

Durante o atendimento, ela soube que a CNA solicitou ao governo federal a prorrogação das dívidas de custeio e investimento, nestes meses. A Resolução 4801 publicada pelo Banco Central em 9 de abril de 2020 permite a renegociação automática dos contratos para produtores rurais e agricultores familiares que tiverem suas atividades prejudicadas em decorrência das medidas de distanciamento social adotadas para minimizar os impactos da pandemia.

Já Gisélia Sabino soube do canal de atendimento por meio de um grupo de aquicultores do qual faz parte. Por meio de parcerias, ela começou a investir na produção de camarões em cativeiros no município do São João de Jaguaribe (CE) e estava com algumas dúvidas. “Em março começamos o povoamento de dois tanques, que foram construídos no mês de janeiro, mas depois de um tempo percebemos que os camarões estavam subindo até a superfície em busca de oxigênio. Entrei em contato para tirar dúvidas sobre o que poderia estar acontecendo”, explica.
Depois da orientação do Senar e da ajuda de um mecânico, o problema no aerador de um dos tanques foi solucionado. Com a questão resolvida, agora Gisélia e os parceiros se preparam para iniciar a despesca dos camarões e comercializar o produto.

Desde o início da pandemia até o dia 25 de maio, mais de 2 mil pessoas fizeram o contato pelo número de whatsapp para tirar dúvidas.

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