CI

Maior fazenda orgânica de acerola do mundo fica no Brasil

O cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos


Foto: Pixabay

Fica em terras brasileiras a maior fazenda orgânica do mundo de produção de acerola. A Fazenda Amway Nutrilite está localizada em Ubajara, no Ceará, e os números impressionam. Toda a produção é realizada de maneira orgânica, garantida por meio de continuo investimento em Pesquisa e Desenvolvimento para que os produtos sigam um rigoroso padrão de qualidade reconhecido internacionalmente.

São 1.300 hectares e mais de 200 mil pés de acerolas, que produzem 10 mil toneladas de acerola orgânica; 50 mil mudas produzidas ao ano em um viveiro de 42 hectares; 112 produtores integrados; 280 empregos diretos. A capacidade de processamento da fruta é de 15 mil toneladas ao ano e 1,2 mil tonelada de processamento de pó. 

O Brasil concentra 90 variedades de acerola ou 95% do que há no mundo. O cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos, sendo hoje uma importante cultura principalmente para a economia da região Nordeste. Também deu forte impulso para a agroindústria.

Para ser orgânico o produto deve ser cultivado em um ambiente que considere a sustentabilidade não só no aspecto produtivo como no social, ambiental e econômico. Isso demanda investimento em processos, nos trabalhadores da fazenda, suas famílias e entorno.  A fazenda adota manejos voltados para a agricultura biodinâmica, que mescla conhecimentos químicos, geológicos e astronômicos.

Um desses passos inclui o uso de matéria orgânica no solo para a menor liberação de gás carbônico e proteger de erosões. Em média são usados 3 mil toneladas de compostagem e biofertilizantes por ano, tudo certificado.

Em Ubajara, foram usados sistemas de irrigação por gotejamento, que têm como vantagens o baixo consumo de energia, de água e alta eficiência na aplicação. Além disso, o sistema foi aproveitado para fertirrigação. Houve uma economia de água de 70% em relação ao pivô. O pivô central, porém, não foi abandonado e sim adaptado. Este tipo de irrigação é feita por meio de uma torre, com uma estrutura suspensa que gira de forma circular para a parte superior da plantação. As torres podem se mover por meio de dispositivos eletrônicos. 

Também foram criadas máquinas para oportunizar a colheita mecanizada da acerola, que reduz os custos de produção, evita o desperdício e libera a lavoura mais cedo para nova florada. Não havia no Brasil registros de colheita mecanizada para a fruta.

A fábrica pode produzir polpa, concentrado líquido e pó de acerola, em ordem crescente de concentração de vitamina C. Para produzir 1 kg de concentrado líquido de acerola são necessários 4,9 kg de fruta e 1 kg de concentrado em pó exige 15 kg de fruta. De lá sai 1,2 mil tonelada de vitamina C que servem como insumo.

O consumo da vitamina C é algo que afeta a saúde. Para garantir que o produto ingerido seja extremamente puro e seguro, todas as fases da produção passam pelos mais rígidos controles. Não é diferente no processamento final, onde o pó de acerola sai com uma concentração de até 22% - sem precedentes no mercado mundial. 

A rastreabilidade permite identificar de onde vêm os ingredientes usados para fazer os suplementos, sejam eles provenientes da Fazenda Nutrilite ou dos fornecedores integrados. São 8 mil toneladas de acerolas processadas anualmente destinadas ao mercado internacional. Estados Unidos e China são os principais destinos da matéria prima que, posteriormente, ganha o mundo em forma de suplementos e vitaminas e alguns produtos cosméticos.

 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.