CI

Capacitações sobre a cultura do algodão preparam produtores do Ceará para a safra 2020

Cadeia produtiva do Estado está otimista para a safra 2020


Foto: Marcel Oliveira

Nesta última semana de janeiro os produtores de algodão das regiões Central e Sul do Ceará serão contemplados com um curso técnico sobre o cultivo do algodoeiro. A capacitação acontece nos dias 29 e 30 de janeiro, em Quixeramobim e Barbalha, respectivamente. O curso faz parte do Programa de Modernização da Cultura do Algodão no Ceará, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), Ministério da Agricultura, Emprapa e Banco do Nordeste. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no local do curso.

O programa tem como objetivo introduzir novas tecnologias de produção do algodão no Estado visando atender às necessidades da indústria têxtil local e gerar emprego e renda no meio rural.

Em 2020, serão contempladas as três regiões com maior potencial de cultivo de algodão no Ceará (Sul, Central e Jaguaribana). “Durante os cursos e oficinas iremos repassar informações sobre as novas tecnologias desenvolvidas pela Embrapa Algodão, com sementes mais resistentes”, destacou o coordenador do Programa de Modernização da Cultura do Algodão no Ceará, Euvaldo Bringel.

O estado do Ceará é o terceiro maior polo consumidor de algodão do Brasil. “Aqui no Estado existem grandes indústrias têxteis e a comercialização do algodão é garantida. Sem falar nas condições favoráveis que temos para produzir o algodão, com sol e luminosidade necessários”, ressaltou o coordenador do programa.

Todos os elos reunidos
O analista da Embrapa Algodão Gildo Araújo destaca que durante os cursos estarão representados todos os elos da cadeia produtiva do algodão no Estado. “Teremos a participação da Embrapa, com a pesquisa; os bancos, com o financiamento; a Agência de Defesa Agropecuária, com a vigilância sanitária; o Ministério da Agricultura, com a questão de sementes; representantes da indústria, que se comprometeram a comprar toda a produção, além da Universidade Federal do Cariri e da Faculdade de Tecnologia do Ceará. Então, nós teremos todos os elos da cadeia contemplados num dia só, onde podemos ajudar bastante os agricultores nesse aspecto da produção como um todo”, afirma.

Segundo ele, a cadeia produtiva do Estado está otimista para a safra 2020, graças aos resultados obtidos na última safra, com cerca de 800 hectares cultivados, produtividade estimada em 2.500 quilos por hectare, e as previsões de chuvas para este ano. Gildo Araújo avalia que, apesar da produtividade abaixo da média do Cerrado, os baixos custos de produção compensam a cultura no Estado. “Esses baixos custos de produção se devem principalmente à baixa incidência de pragas e doenças na região do Cariri, devido ao longo período que tivemos sem plantar algodão. A maioria dos produtores chegou ao final do ciclo sem nenhuma aplicação contra pragas ou doenças”, comemora o analista da Embrapa. “Daí a importância dessas capacitações para seguir melhorando os índices de produtividade e manter as pragas e doenças sob controle”, acrescenta.

SERVIÇO

Curso Aspectos Gerais sobre o Cultivo do Algodoeiro
Data: 29 de janeiro (quarta-feira)
Local: Auditório da Fatec, Quixeramobim

Data: 30 de janeiro (quinta-feira)
Local: Campo experimental da Embrapa Algodão, Barbalha
Horário: 8 às 17 horas

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.