CI

CNA debate no MAPA controle sanitário de frutas cítricas

CNA participou na terça (13) da 53ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Citricultura do Mapa


A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta terça (13), em Brasília, da 53ª reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Citricultura do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Temas como o consumo do suco de laranja brasileiro na Europa e controle sanitário de doenças foram debatidos no encontro.

De acordo com o assessor técnico da CNA, Eduardo Brandão, um dos assuntos tratados foi a revisão da Instrução Normativa nº 37/2016, que estabelece novas regras para o controle do cancro cítrico no Brasil.

“A IN 37 é resultado de outra norma que está defasada. Houve tantas mudanças que ela está sendo considerada como nova instrução. Ela estabelece justamente as regras de como os citros devem ser transportados de estado para estado”. Eduardo explicou que a medida trará mais segurança aos estados que estão livres da doença.

Outro assunto debatido na reunião foi o consumo do suco de laranja brasileiro na Europa. Segundo o diretor-executivo da Citrus Br, Ibiapaba Netto, o Instituto Ipsos fez uma pesquisa com 2.099 profissionais de saúde em 14 países da Europa para saber o nível de conhecimento deles sobre os benefícios do suco de laranja.

“Do total de entrevistados, apenas 18% dos profissionais de saúde recomendam o consumo do suco com frequência em dietas alimentares. É fundamental que as informações sobre os benefícios do produto cheguem até esses profissionais, para que o consumo aumente e consequentemente favoreça o setor citrícola brasileiro”.

Cenário

A produção brasileira de laranja está presente em 349 municípios, gerando 200 mil empregos diretos e indiretos. O setor corresponde por 34% da produção mundial da fruta e 57% do suco. Hoje, a cada cinco copos de sucos de laranja consumidos no mundo, três têm origem no Brasil. A Europa responde por 70% desse consumo e os Estados Unidos por 20%, segundo dados da Citrus BR.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.