CI

Urucum é oportunidade de renda

No Distrito Federal cultivo da semente tem despertado a atenção de agricultores familiares


Foto: Divulgação Emater-DF

O urucum, mais conhecido como colorau, é nativo da América Tropical e muito usado por indígenas para pintar o corpo e depois descoberto como tempero. A semente também pode ser usado na indústria de cosméticos com produtos de tintura, protetor solar, batom e também na produção de medicamentos fitoterápicos. Além disso vem sendo descoberto como fonte de renda entre produtores familiares do Distrito Federal.

A Emater-DF mantém uma plantação demonstrativa no PAD-DF. Trata-se de um cultura com ciclo rápido, produzindo com um ano de plantio. Além da venda como produto alimentício e cosmético, a possibilidade de venda das mudas ainda aumenta esse leque de variedades na hora de comercializar. A planta também pode ser cultivada para restauração de áreas degradadas.

“Nós queremos incentivar os produtores no cultivo em boa parte para comercializar, como oportunidade de negócio, mas também para utilizar na própria alimentação. São vários os benefícios para a saúde humana”, aponta a extensionista Yoko Odaguiri,

A colheita é realizada quando o fruto se apresenta maduro, os frutos com bastante conteúdo para ser processado. O cultivo ainda pode entrar no sistema agroflorestal, e se muito bem ao sistema de produção orgânico.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.