CI

Inscrições abertas para a 2ª edição do Concurso de Inovação Horta & Escola

O concurso é voltado a estudantes dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante das escolas do Distrito Federal


Foto: Pixabay

Encontram-se abertas as inscrições para a segunda edição do Concurso de Inovação Horta & Escola pelo site www.embrapa.br/horta-e-escola. Uma iniciativa conjunta da Embrapa Hortaliças (Brasília-DF) e da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), o concurso é voltado a estudantes dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante das escolas do Distrito Federal.

Esta segunda edição será realizada inteiramente on-line, tendo em vista o isolamento social que obrigou a uma readequação das aulas, que passaram a ser virtuais. “Com as escolas fechadas, acreditamos que uma atividade que estimula o processo criativo será bem trabalhada pelos alunos e professores, principais atores envolvidos”, avalia Warley Nascimento, chefe-geral e coordenador do evento, acrescentando que em 2021 haverá uma abrangência maior envolvendo o público contemplado.

“Partimos do pressuposto de que seria interessante colocar inovação e inclusão no mesmo concurso, por isso nessa edição realizaremos simultaneamente um Concurso Cultural dirigido a alunos da educação especial e da educação infantil, regularmente matriculados em escolas do DF”, informa Nascimento. Para participar, os professores devem inscrever equipes cujas manifestações culturais serão transmitidas através de desenho, pintura ou escultura e também em música, teatro ou vídeo.

Com relação aos alunos dos ensinos fundamental, médio e profissional, o princípio básico do concurso é a construção de projetos dentro de uma concepção inovadora. “Queremos valorizar ideias que contemplem soluções para os problemas enfrentados pelas famílias e comunidades, relacionados aos temas propostos”, assinala o coordenador, que chama a atenção para a observância dos itens descritos no site. “Para cumprir todos os requisitos de participação é importante a leitura atenta do regulamento”.

Para Lúcia Andrade, diretora de Educação Integral da Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal, a iniciativa vai ao encontro da visão e das estratégias educacionais promovidas pelo setor.

Segundo ela, essa atuação conjunta envolvendo educação e ciência, tendo como eixo central a importância de uma alimentação saudável, tem um significado muito especial para a área educacional.   “O concurso representa um leque de oportunidades para aprofundar e provocar a mobilização do setor – professores e alunos – para responder a desafios, com base em propostas em torno de temas até considerados globais como a questão do desperdício dos alimentos e até das ações de enfrentamento às mudanças climáticas, por exemplo”.

 

TEMAS

Ancorados nessa base, os participantes do concurso cultural e do concurso de inovação devem apresentar propostas dentro dos seguintes temas:

Incentivo ao consumo de hortaliças, contribuindo na melhoria das condições de vida e saúde.
Redução das perdas e desperdícios de hortaliças.
Fortalecimento da segurança alimentar e melhoria da nutrição.
Erradicação da fome por meio da produção de hortaliças nas condições de uma agricultura sustentável.
Disseminação de conceitos e práticas sustentáveis na produção de hortaliças, visando maior proteção ao meio ambiente.
Diminuição dos efeitos das mudanças climáticas (altas temperaturas, déficit hídrico e altas concentrações de CO2 na atmosfera).
De acordo com a regras do concurso, as escolas com melhores projetos nas categorias de ensinos fundamental, médio, técnico e especial receberão troféus e premiações, que incluem bolsas de pesquisa, livros didáticos e minibiblioteca.

Vale destacar que o cronograma completo do concurso está descrito no site www.embrapa.br/horta-e-escola/cronograma.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.