CI

Publicação desvenda as pesquisas por trás da produção de hortaliças

Essa é a chamada de capa da edição mais recente da Hortaliças em Revista, publicação quadrimestral produzida pela Embrapa Hortaliças


Tem ciência no seu alimento! Essa é a chamada de capa da edição mais recente da Hortaliças em Revista, publicação quadrimestral produzida pela Embrapa Hortaliças (Brasília/DF). O texto apresenta resultados de pesquisa que contribuem para a melhoria da qualidade de hortaliças, mas que são imperceptíveis aos olhos dos consumidores. Nos bastidores, bem antes de chegarem aos campos ou às gondolas das feiras e dos mercados, há um grande esforço da pesquisa agrícola para tornar as hortaliças mais nutritivas, saborosas e acessíveis aos brasileiros.

Em sua 25ª edição, a revista conta na reportagem de capa a história, sob a perspectiva da ciência, de oito espécies de hortaliças: alface, alho, batata-doce, cebola, cenoura, mandioquinha-salsa, pimenta e tomate. Há detalhes sobre a origem desses alimentos, que já eram consumidos há milhares de anos por nossos antepassados, e curiosidades sobre o valor nutricional e a versatilidade de usos que essas hortaliças têm.

E, como fio condutor de toda a história, o texto apresenta o trabalho minucioso da ciência para vencer barreiras climáticas, desenvolver sistemas de produção eficientes, gerar variedades mais produtivas e resistentes, entre inúmeros outros fatores que beneficiam os agricultores e, em especial, os consumidores. Do plantio da semente até o nosso prato, a hortaliça carrega consigo o resultado de muita pesquisa. Definitivamente, a ciência põe alimento na mesa!

Leia a reportagem completa!

Também neste número, uma matéria relembra o primeiro surto da lagarta Helicoverpa armigera nas lavouras de tomate, na safra de 2012/2013, e mostra os resultados de pesquisa dos últimos cinco anos para monitorar a praga nos principais polos produtores de tomate do Brasil com o intuito de facilitar seu controle sem onerar o agricultor. Em outro texto, vale a pena conferir os resultados alcançados pelo melão cantaloupe, cultivado no sistema semi-hidropônico: experimentos conduzidos na Embrapa Hortaliças comprovam o bom desempenho da cultura, que se torna uma alternativa ao cultivo de pimentão e tomate na região do Cerrado.

Na seção de textos assinados, os pesquisadores Francisco Vilela e Carlos Ragassi falam, respectivamente, sobre as inovações tecnológicas na cultura do alho e sobre o uso eficiente de água na irrigação de hortaliças. E mais: dicas para incrementar diversos pratos salgados com cheiro verde na seção “Receita” e, na seção “Foco na Hortaliça”, as principais características do tomate BRS Sena, primeiro híbrido nacional de tomate para processamento industrial.

Acesse aqui a edição 26 da “Hortaliças em Revista”!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.