CI

Câmara do Agro 4.0 fará primeira reunião

Criada em agosto, Câmara tem objetivo de ampliar conectividade no campo e capacitar produtores rurais para utilização de novas tecnologias


A Câmara do Agro 4.0 fará sua primeira reunião nesta terça-feira (22) durante a programação da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A Câmara foi criada em agosto quando foi firmado um acordo de cooperação técnica entre os Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O objetivo da Câmara do Agro 4.0 é implementar ações destinadas à expansão da internet no meio rural, ao aumento da produtividade no campo, e à difusão de novas tecnologias e serviços inovadores, principalmente nas pequenas e médias propriedades rurais. O grupo também pretende estimular a capacitação profissional dos produtores rurais para manipular as novas tecnologias no mundo agro.

O coordenador de agricultura digital e de precisão do Mapa, Fabrício Juntolli, destacou que a Câmara do Agro 4.0 tem participação ampla da iniciativa privada, academia, institutos de ciência e tecnologia e demais atores relevantes do ecossistema de inovação no contexto do agronegócio nacional.

“O objetivo é aproximar os membros, elencar e discutir temas prioritários, buscar sinergias, alinhar ações, articular ações ao agronegócio frente aos novos desafios da globalização”, comentou Juntolli.

Na primeira reunião, será apresentado o estudo feito pela ESALQ/Usp para mapear a situação da conectividade no Brasil. Os resultados preliminares mostram que menos de 4% do território nacional é conectado à internet e que há uma demanda por pelo menos 5.600 antenas para melhorar a oferta de banda larga no país.

Os secretários de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Mapa, Fernando Camargo, e de Empreendedorismo e Inovação do (MCTIC), Paulo César Rezende de Carvalho Alvim participarão da abertura da reunião.

No período da tarde, haverá reunião dos quatro grupos de trabalho da Câmara: Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação; Cadeias Produtivas e Desenvolvimento de Fornecedores; Conectividade no Campo e Desenvolvimento Profissional.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.