CI

Girassol: Embrapa abre oferta pública para produtores de sementes

O híbrido BRS 323 associa produtividade com precocidade, características que facilitam a utilização em diferentes sistemas produtivos


Está aberto o processo de oferta pública para seleção de produtores de sementes para produção e exploração comercial de sementes híbridas da cultivar de girassol BRS 323, cumulada com licença para uso da marca “Tecnologia Embrapa”. O híbrido BRS 323, desenvolvido pela Embrapa Soja (PR) e Embrapa Cerrados (DF), associa produtividade com precocidade, características que facilitam sua utilização nos diferentes sistemas produtivos das principais regiões agrícolas do país.  

De acordo com comunicado da Embrapa, poderão participar deste processo de oferta pública pessoas físicas e jurídicas, inscritas no Renasem como produtores de sementes de girassol. Os interessados devem encaminhar documentação de habilitação e de classificados para a Embrapa Produtos e Mercado – Escritório de Brasília, até às 14hs do dia 31 de outubro. A abertura do processo de oferta acontecerá, às 9h, do dia 7 de novembro.  

Cultivar BRS 323

O girassol é considerado uma boa opção para rotação ou sucessão de plantio com a soja. Suas sementes podem ser usadas para extração de óleo para consumo humano ou como matéria-prima para a produção de biodiesel. O farelo, obtido a partir do processo de extração do óleo, possui alto valor proteico e é utilizado na produção de ração animal.

Entre as principais características do híbrido BRS 323 está o ciclo precoce (de 80 a 98 dias), o que facilita sua utilização no sistema de produção, tanto na rotação como na sucessão de culturas, e o teor de óleo nos aquênios, que varia de 40% a 44%. Apresenta boa resistência ao míldio (raça 330). O cultivo em solos corrigidos e com boa fertilidade é fundamental para o desenvolvimento das plantas, pois a cultura é sensível ao alumínio trocável no solo e tem maior exigência de boro, em comparação a outras culturas.  

O plantio do girassol BRS 323 é indicado para os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e para o Distrito Federal. Acesse o Edital do Processo de Oferta Pública clicando aqui.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.