CI

Brasil cria Fórum Nacional da Relaser

Reunião de criação do Fórum Nacional da Relaser


Foi realizada nessa sexta-feira (6), na sede da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), em Brasília (DF), a reunião de criação do Fórum Nacional da Rede Latino Americana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Relaser). A principal pauta do encontro foi o início da Plataforma de Gestão do Conhecimento de Serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para a Agricultura Familiar, que esta sendo desenvolvida pela Rede. A Plataforma é uma proposta da Sead que, atualmente, cumpre o segundo mandato à frente da Presidência do Comitê Diretivo da Rede.

Segundo Hur Ben Corrêa da Silva, coordenador de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperação Internacional da Sead, a Plataforma é um projeto dinâmico, que nasce com potencial promissor para fomentar a integração dos países da região e apoiar os extensionistas no trabalho direto com as famílias agricultoras. “O objetivo é que cada um dos países da Rede identifique as inovações que são referências na agricultura familiar e construa redes de compartilhamento e apropriação de conhecimentos e tecnologias apropriadas para a agricultura familiar”, explicou Hur Ben, dizendo que as experiências serão georefenciadas e organizadas pela Plataforma, de forma a integrar os espaços virtuais das organizações que atuam na Ater, de governos e da agricultura familiar. “Além disso, a ideia é promover um intercâmbio de extensionistas e agricultores como um processo de capacitação para que eles possam se apropriar e compartilhar conhecimentos também de forma presencial.”

Participaram da reunião em Brasília dirigentes da Sead, representantes no Brasil da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), a Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), a Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e Extensão Rural e do Setor Público Agrícola do Brasil (Fazer) e a Frente Parlamentar de Extensão Rural.

Alan Bojanic, à frente da representação da FAO no Brasil, lembrou que o compromisso da Organização com a Relaser é de longa data, além de ser muito forte. “Apoiamos essa iniciativa e esperamos que essa seja uma oportunidade de recuperar a década de 1990, que ficou perdida em relação à Ater”, afirmou.

Já o representante do IICA no Brasil, Hernán Chiriboga, disse que o Instituto respalda a criação da Plataforma e, consequentemente, o fortalecimento da Relaser. “Temos várias inciativas e casos exitosos para contribuir”, contou, ressaltando que a tecnologia está, cada dia mais, se fortalecendo e é uma excelente ideia utilizá-la para multiplicar as iniciativas do setor. “A nova Ater deve contar com instrumentos tecnológicos: um celular, um tablete ou um drone, se for preciso”.

Quatro países farão parte do projeto-piloto da Plataforma: além do Brasil, também estão trabalhando na identificação de experiências exitosas para serem compartilhadas, Costa Rica, Colômbia e Paraguai.

Relaser

Criada em 2010, a Rede Latino Americana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Relaser), membro do Fórum Global de Serviços de Extensão Rural (GFRAS), conta com 14 países participantes e oito fóruns nacionais atuantes. Tanto a Rede quanto o Fórum são dirigidos por um Comitê Diretivo composto por representações dos países membros e organismos internacionais voltados ao desenvolvimento rural, como a FAO, o IICA, o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), a Cooperação Suíça e o Banco Mundial.

A Sead, além de ocupar posição de Presidência da Relaser, tem acento também no Comitê Diretivo do Fórum Global.

Reuniões anuais

A Relaser e o GFRAS realizam reuniões anuais em que participam extensionistas e agricultores para conhecer experiências e debater temas relacionados à extensão rural. A reunião anual da Relaser deste ano será no Brasil, concomitantemente com a 27ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf), que será realizada em Dezembro. Leia mais aqui

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.