CI

DF: produção de pimentão deve ter aumento de 20%

Como choveu mais, em relação aos três anos passados, houve uma recuperação


Cerca de 60 produtores e técnicos de várias instituições se reuniram nesta quarta-feira (7), na sede da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara), no núcleo rural Taquara, para discutirem sobre a produção de pimentão. A expectativa é que a produção aumente até 20% na próxima safra, após três anos seguidos de queda.

O otimismo pode ser notado na produção do núcleo rural Taquara, onde acontece a 21ª Semana do Pimentão. Os extensionistas da Emater-DF já registram um aumento de 20% da área plantada na região, em relação ao ano passado. “Como choveu mais, em relação aos três anos passados, houve uma recuperação. Além disso, como vários produtores, inclusive em outras regiões, saíram dessa produção, aumentou a demanda em relação à oferta e melhorou um pouco o preço para o produtor”, explica o engenheiro agrônomo e extensionista rural da Emater-DF Carlos Banci.

O núcleo rural Taquara está entre os maiores produtores de pimentão de alta tecnologia do país. “Mesmo com a queda na produção, muita gente aqui se manteve na atividade, porque a região é tradicional”, afirma Banci. “Agora, os agricultores precisam adotar algumas tecnologias e alguns cuidados para potencializar a produção”, completa.

Semana do Pimentão

A Semana do Pimentão tem o objetivo de discutir as estratégias de produção para a região. Durante essa quarta-feira (7), no encontro técnico de produtores, cerca de 60 agricultores, agrônomos, pesquisadores e extensionistas rurais trataram sobre as tecnologias para o cultivo da hortaliça, financiamento para a produção, gestão e rastreabilidade.

“Os temas do encontro técnico foram debatidos em reuniões envolvendo a cooperativa, a Emater-DF e o Senar-DF, atendendo a necessidade dos produtores. Por isso a gente percebe que a participação está muito interessante, em função da importância dos temas”, destaca Maurício Rezende, agricultor e presidente da Cootaquara.

“A Emater-DF, em conjunto com os parceiros, tem buscado alternativas e formas de trabalhar para que haja sustentabilidade no processo produtivo, tanto na questão econômica, quanto na ambiental”, afirmou o Supervisor Regional da Emater-DF Rodrigo Alves durante o encontro. O Superintendente do Senar, Everaldo Firmino, parabenizou a participação dos produtores. “É importante o produtor separar um tempo para se capacitar”, disse.

Produtores entregaram embalagens de agrotóxicos durante campanha

A Semana do Pimentão marca o início da safra da cultura, uma das principais atividades econômicas da comunidade. “O pimentão é uma cultura que viabiliza a sobrevivência de muitas famílias, tem um impacto social muito grande aqui na região e o governo precisa apoiar a atividade”, afirma Banci.

As atividades da Semana do Pimentão vão até o próximo domingo, dia 11, e incluem várias palestras para o produtor, além de apresentações culturais, campanha de recolhimento de embalagens de agrotóxicos, concurso de receitas e uma cavalgada no domingo pela manhã.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.