CI

DF: aplicativo vai ajudar na rastreabilidade

O produtor vai ter acesso a eventos, assistência técnica, preços, rastreabilidade e até empregos


Para facilitar a vida dos produtores do Distrito Federal, a Emater-DF criou um aplicativo que vai simplificar a vida no campo. 

Funcionalidades como Cartão do Produtor Rural digital (e-CPR), Caderneta de Campo (que vai viabilizar a rastreabilidade do produto), informações sobre os preços do atacado de diversas culturas e um banco de empregos estarão à disposição do produtor.

Projeto qualifica trabalhador do campo e cria banco de oportunidades voltadas para área rural

Na tela do celular, por meio do aplicativo, o cidadão da área rural também vai ter acesso à agenda de eventos da Emater, Secretaria de Agricultura e Ceasa. Ações como dia de campo, palestras, cursos, oficinas, festas, feiras e tudo que envolver eventos voltados para o campo, de forma simplificada, estará disponível. Haverá ainda um ícone exclusivo para acesso às notícias publicadas nos sites dos três órgãos.

De acordo com o gerente do projeto DF Rural, Alberto Gerardi, a diferença entre o aplicativo da Emater-DF e outros aplicativos que já existem é que o DF Rural está focado dentro da porteira. “Focamos na necessidade do produtor. É um aplicativo voltado para que o produtor rural cumpra as exigências da rastreabilidade, seja fácil de ser utilizado e que funcione mesmo sem acesso à internet”, ressaltou.

Gerardi explicou que a ideia de funcionar offline é devido à dificuldade de algumas regiões com sinais de internet. No aplicativo, os registros poderão ser feitos sem o uso de internet. No entanto, assim que o celular estiver conectado, o próprio aplicativo se encarrega de sincronizar os dados armazenados e salvar as informações. Todos os dados, desde que sincronizados, ficarão salvos no banco de dados da Emater-DF, que vai funcionar como um backup.

“Se ele tiver algum problema com o celular, ele não vai perder os dados, porque eles estarão salvos na nuvem. Será uma nuvem privada na Emater e que vai manter todo o sigilo das informações fornecidas”, disse. De acordo com Alberto, o acesso ao aplicativo será por meio do CPF do produtor e senha. A senha deve ser criada após a instalação do aplicativo no celular. O único requisito é que produtor esteja cadastrado na Emater-DF.

Segundo a presidente da Emater, Denise Fonseca, a função do aplicativo transcende a questão legal. “Vamos oferecer uma oportunidade de o produtor registrar a história do seu cultivo. Muito mais que atender à legislação da rastreabilidade, a Caderneta de Campo pode ser o principal instrumento de gestão da propriedade. Por meio da Caderneta de Campo, o produtor vai deixar tudo isso registrado no celular e efetivamente administrar o seu negócio.”, afirmou.

Instalação e orientações

Durante a Festa do Morango, técnicos da Emater estiveram nos estandes da empresa explicando as funcionalidades do aplicativo, o manuseio e auxiliando os agricultores que tiverem interesse em instalá-lo em seus smartphones. O aplicativo ainda está em fase de teste e por enquanto estará disponível apenas para celular com sistema operacional Android. Nos próximos meses, a versão iOS, para iPhone, também estará liberada.

Caderneta de Campo

A Caderneta de Campo é uma solução de fácil manuseio para o produtor rural atender a legislação da rastreabilidade dos produtos vegetais frescos. Dentro da caderneta, o produtor vai poder inserir dados como a data de plantio, as aplicações de defensivos agrícolas, a colheita e também dados sobre a venda (valor, comprador etc.).

Além das informações por escrito, o produtor poderá anexar fotos, vídeos e também mensagens de áudios contendo informações sobre o cultivo.

Quando for feito o registro da colheita no aplicativo, o sistema irá gerar a identificação do lote e a etiqueta para identificação do produto. A etiqueta, conforme determina exigência de rastreabilidade, vai conter: cultura, variedade ou cultivar, identificação do lote, data da colheita, peso líquido e dados de identificação do produtor. Também terá o QR Code com todos os dados da etiqueta.

O produtor vai conseguir emitir a etiqueta de rastreabilidade que deve acompanhar os produtos

Banco de Empregos

Para registrar a oferta de vagas de trabalho existentes em sua propriedade, o agricultor vai precisar apenas cadastrar pelo próprio aplicativo a necessidade. As oportunidades de trabalho registradas serão enviadas para a Secretaria de Trabalho, que será responsável por conduzir o processo de preenchimento das vagas.

Banco de Empregos, específico para área rural, também é um projeto da Emater-DF. A proposta, que ainda está em fase de implementação, além de criar o Banco de Empregos, vai oferecer cursos de qualificação voltados para as necessidades do campo.

No Banco de Empregos, o agricultor vai preencher a oportunidade conforme sua necessidade

Preços da Ceasa

Por meio do aplicativo, o agricultor vai poder pesquisar como o preço de uma determinada cultura, como o morango, por exemplo, variou durante 12 meses. O dispositivo já vai conter informações sobre a sazonalidade dos produtos entre os anos de 2016 e 2019.

Aplicativo permitirá verificar variação de preços de culturas em períodos de 12 meses

Em breve, novas funcionalidades, que ainda estão em fase de testes, também serão disponibilizadas aos produtores. O Cartão do Produtor é uma das tecnologias do aplicativo que logo estará à disposição. Em maio deste ano, uma parte do aplicativo foi apresentada, ainda em fase de testes, na AgroBrasília.

 

 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.