CI

Sead participa de Conferência Internacional do Fida

O evento que aconteceu durante os dias 20 e 21 de novembro


A capital do país foi palco da Confere^ncia Internacional de Cooperação Sul-Sul e Triangular - Impulsionando Inovações do Sul Global para Apoio a` Transformação Rural. O evento que aconteceu durante os dias 20 e 21 de novembro teve como objetivo identificar e discutir soluc¸o~es inovadoras, com foco especial no aumento da produc¸a~o e da produtividade agri´cola. A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agra´rio (Sead), esteve   presente   apresentando   as   políticas   da   agricultura   familiar   brasileiras.

A Confere^ncia realizada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), juntamente com o Brasil e outros parceiros, incluindo a Organização das Nac¸o~es Unidas para Alimentac¸a~o e Agricultura (FAO), a Cooperac¸a~o Sul-Sul do Escritório das Nações Unidas e a Coaliza~o Internacional para o Acesso a` Terra (ILC), contou com mais de 300 participantes representantes de governos, organizac¸o~es internacionais, academia,   institutos   de   pesquisa,   setor   privado,   ONGs   e   sociedade   civil   de   diversos   países.

Na oportunidade, o coordenador de Assuntos da Agricultura Familiar e Cooperac¸a~o Internacional da Sead, Hur Ben Corrêa da Silva, aproveitou para destacar que a agricultura familiar “e´ um setor fundamental para alavancar o desenvolvimento local e tem peso na diversidade dos sistemas alimentares em todas as regiões do pai´s. Como foi mencionado por vários participantes na Confere^ncia, o Brasil e´ considerado uma referência em relação aos resultados que obtêm na redução da pobreza e combate a` fome.” Ele adiciona que “nas duas últimas décadas, a população pobre diminuiu de 30% para menos de 5%. O Brasil, recentemente, deixou de fazer parte do mapa da fome da FAO e as desigualdades entre a população e as regiões também diminuíram. ”

O secreta´rio especial da Sead, Jefferson Coriteac, ressalta a importância da realização desse evento para o Brasil. “Nós participamos do evento na qualidade de anfitriões, e a parceria que nós temos com o Fida é muito importante. As políticas que o Brasil desenvolve em prol da agricultura familiar se tornam referência no mundo todo. Estavam presentes representantes de vários países, que escutaram as propostas do Brasil, inclusive apresentamos o projeto Dom Helder Câmara, que e´ um projeto brasileiro em parceria com o Fida. Isso mostra a importância das ações do Brasil para o mundo e o desempenho do setor.   Eu   acredito   que   o   crescimento   do   Brasil   passa   pela   agricultura   familiar.”

Hur Ben acrescenta que o evento é particularmente importante no contexto de crise fiscal. “O tema da cooperação nos e´ muito caro, e nós entendemos que é um meio de estabelecer parcerias estratégicas que legitimam, fortalecem e aperfeiçoam as nossas políticas voltadas para a agricultura familiar e a promoção do desenvolvimento rural sustentável. ”

Evoluc¸a~o

Os principais temas abordados durante a conferência giraram em torno do combate a` pobreza, o fortalecimento da agricultura familiar, a produção de alimentos saudáveis no mundo e a questão da fome mundial. No Brasil, são cerca de 5 milhões de famílias de agricultores familiares. Apesar de ocupar apenas 1⁄4 da área total dos estabelecimentos rurais existentes, elas   produzem   mais   de   70%   dos   alimentos   que   chegam   a`   mesa   dos   brasileiros.

A agricultura familiar é responsável por 70% dos empregos gerados no meio rural e contribui para a redução da importação de alimentos. Portanto, combatem à inflação e o preço dos alimentos, disponibilizando alimentos em abundância. Participam da balança de pagamentos contribuindo com cerca de 1⁄4 das exportações agrícolas brasileiras, com destaque   para   a   carne   e   a   soja, entre   outras   mercadorias .

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.