CI

Sistema CNA/Senar participa de curso sobre governança no TCU

Ministro Augusto Nardes e o pres. da CNA, João Martins, durante o evento


O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, presidentes de Federações e superintendentes do Senar de todo o Brasil participaram de um curso sobre governança promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na quarta (19), em Brasília.

O objetivo do evento foi transmitir e trocar informações para a implementação de boas práticas de gestão em órgãos públicos e entidades privadas. A política nacional de governança, estabelecida por decreto no ano passado, também foi destacada.

“Precisamos nos aliar a instituições importantes como a CNA, que tem um planejamento já avançado de governança para mostrarmos as boas práticas para todo o Brasil. Essa iniciativa é muito importante para aprofundar esse tema e para todos presidentes das Federações terem consciência de que é necessário melhorar a governança nos estados”, disse o ministro do TCU, Augusto Nardes.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), José Zeferino Pedrozo, acredita que o diálogo com órgãos como o TCU, responsável pela fiscalização financeira de entidades, contribui para que os participantes saibam como gerir os recursos públicos.

“Os recursos do Senar são oriundos do Poder Público e essas informações são importantíssimas. É um aprendizado novo, vindo de pessoas gabaritadas, que exercem essa função no seu dia a dia. Certamente sairemos daqui enriquecidos e mais bem informados para melhorar, cada vez mais, a gestão e a governança nas nossas bases”, afirmou Pedrozo.

Agro - Durante o evento também foram abordados temas relacionados com o setor agropecuário, como prestação de contas e relatório de gestão do Sistema Senar e auditorias para avaliar a governança na agricultura. O superintendente do Senar Minas, Christiano Nascif, disse que pretende repassar as informações para os gestores ligados à área, conversar e mostrar os caminhos que existem.

“Precisamos fazer uma governança bastante equilibrada, moderna, com muita estratégia e liderança. É fundamental ter conhecimento, nesse sentido, para poder fazer a coisa certa no nosso estado”, declarou Nascif.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.