CI

Participantes do CNA Jovem seguem na jornada de liderança do agro

A experiência do primeiro encontro da etapa nacional do CNA Jovem 2021 empolgou os 80 jovens


Foto: Divulgação

A experiência do primeiro encontro da etapa nacional do CNA Jovem 2021, realizado no último fim de semana, empolgou os 80 jovens que tiveram a oportunidade de estar em contato virtual com líderes renomados, como o professor e filósofo Leandro Karnal, que bateu um papo com os participantes sobre liderança humana.

E foi apenas o primeiro dos quatro encontros virtuais que acontecem nesse ano. O segundo será nos dias 19 e 20 de junho. Mas os jovens já se preparam para as próximas jornadas, cheios de ideias, expectativas e o sonho de se tornarem lideranças no setor que mais cresce no país.

A ponte para alcançar este objetivo é o CNA Jovem, um programa do Sistema CNA/Senar voltado para o desenvolvimento de novos líderes e pelo qual já passaram mais de 4,9 mil jovens de todo o país desde 2014, em busca de aprendizado para contribuir para o desenvolvimento da atividade agropecuária em suas regiões.

A coordenadora do CNA Jovem, Fernanda Nonato, reforça que a jornada de liderança está em elaboração. Ao final do programa, as melhores iniciativas são reconhecidas.

“A partir de agora existem duas linhas pelas quais a jornada se intensifica: o desenvolvimento contínuo da liderança individual e dentro das equipes; e a trilha da inovação para chegar a soluções criativas e relevantes para os desafios priorizados. Por isso, este início precisa ser muito motivador, afinal a jornada é árdua e robusta”.

O zootecnista Caio Vasconcelos, do estado do Ceará, é um dos 80 participantes que chegaram à etapa nacional dessa quarta edição, que teve início em junho de 2020 com a inscrição de mais de 3.700 pessoas.

“Foram dias de intenso aprendizado e desenvolvimento humano, em que tivemos a oportunidade de aprofundar a visão de liderança que irá nortear e equilibrar nossa perspectiva frente aos nossos desafios que estão sendo propostos ao programa”.

Outra finalista, a engenheira agrônoma Antônia Vanderlane da Costa, representa o Pará, mais precisamente a região de Capitão Poço. “É uma enorme satisfação estar neste programa e sem dúvida o aprendizado adquirido ao longo de toda a jornada foi o mais importante”.

A dinâmica das atividades do CNA Jovem valoriza a diversidade e interação entre os participantes. Esse é um dos pontos destacados pelo agrônomo José Roberto Correia, de Joinville (SC).

“Estou tendo a oportunidade de conhecer outras culturas através da interação com jovens do Acre, Bahia Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Essa união vai nos ajudar a elaborar boas iniciativas de políticas públicas no campo”.

O cafeicultor e professor de Filosofia, Fernando Acácio, de Iúna (ES), destaca o desenvolvimento de habilidades de liderança e competências em favor do agro.

“Na área educacional temos o objetivo de transformar a rede CNA Jovem em propulsora no uso de bioinsumos no campo. A programação do primeiro encontro foi uma experiência riquíssima para aprender um pouco mais sobre a temática e ao mesmo tempo focar nesse desafio”.

“Acredito muita na relevância da juventude frente aos desafios do setor. A atmosfera de integração e aprendizado é enriquecedora. Estou muito feliz em fazer parte de tudo isso”, destacou a jovem Jessica Tavares, de Goiás, integra o grupo 8, da área política

Se você tem entre 22 e 30 anos e ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre o programa, acesse: cnajovem.org.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.