CI

Cultivar de canéfora suporta alta temperatura

O Espírito Santo responde por 20% da produção de conilon e triplicou a produtividade


Foto: Divulgação

Produtores do norte do Espírito Santo conheceram a cultivar de café canéfora ES8152 Conquista e receberam 300 quilos de sementes da variedade.

A cultivar é propagada por sementes e se destaca pela ampla base genética, formada por 9 a 14 clones e reúne 56 genótipos diferentes (clones e híbridos). A produtividade é de 74 sacas por hectare em condições normais de cultivo, o que a torna 47% mais produtiva que a Robusta Tropical, primeira cultivar propagada por semente, lançada em 2000.

Pela rusticidade se adapta aos ambientes quentes do Estado, suportando bem as altas temperaturas e a insolação. A planta é vigorosa, mais tolerante à seca, e apresenta moderada resistência à ferrugem (principal doença do café). O tamanho do grão é de médio a grande, e a qualidade da bebida foi considerada superior, conforme classificação mundial, pois apresentou mais de 80 pontos.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rura (Incaper) e a Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) já haviam lançado a cultivar no Sul capixaba como forma de estimular a produção.

O Espírito Santo responde por 20% da produção de conilon e triplicou a produtividade, saindo de 17 sacas por hectare para mais de 42. No país a attividade envolve cerca de 78 mil famílias, distribuídas em aproximadamente 40 mil propriedades em 77 municípios.“Não tenho dúvidas que o café capixaba vai continuar sendo referência no mundo”, afirma o secretário da Agricultura, Paulo Foletto.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.