CI

Regiões de arábica apresentam floradas pontuais

As informações mostram que o clima em agosto tem sido benéfico às lavouras


Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), algumas floradas da safra 2020/2021 já apareceram em certas regiões que cultivam grãos arábica. “Algumas flores pontuais já ocorreram em várias regiões em julho. Na última semana, precipitações foram observadas em São Paulo e em algumas localidades do Sul de Minas e, com o aumento das temperaturas nessa última semana, novas florações poderiam ocorrer”, relatou o centro de estudos.

As informações mostram que o clima em agosto tem sido benéfico às lavouras de robusta do Espírito Santo, estado que mais produz a variedade, ajudando no pegamento de flores já abertas. Esse seria o primeiro indicativo sobre a produção a ser colhida em 2020.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no acumulado do mês, até o dia 11, foram registrados 82,8 mm de chuvas na estação de São Mateus, 35,6 mm em Nova Venécia e 24,4 mm em Linhares. “As chuvas, além de auxiliarem na condição das lavouras e no pegamento das flores da safra 2020/2021, já abertas em julho, devem favorecer a abertura de uma nova e significativa florada no estado”, mostrou a análise. As floradas abertas no sétimo mês do ano correspondem a cerca de 30% das lavouras capixabas de robusta.

Segundo o Cepea, a colheita de café do arábica pode ser finalizada nas próximas semanas, após os trabalhos terem sido adiantados neste ano. “A expectativa é de que a maioria das atividades seja encerrada já nesta primeira quinzena do mês, restando algumas lavouras mais atrasadas para o final de agosto”, informou o centro.

Enquanto que na temporada anterior teve-se um elevado percentual de grãos de alta qualidade, a safra 2019/2020 está sendo marcada por grãos mais inferiores. “Segundo agentes, houve redução especialmente no volume produzido de cafés despolpados (cereja) e de qualidade superior (abaixo de 20% de catação, bebida dura a superior), cenário que também tem dificultado a entrega de lotes negociados anteriormente”.A

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.