CI

Fepsa e FAES orientam sobre os últimos dias de vacinação contra febre aftosa

Pecuarista, saiba como proteger o rebanho sem descuidar da saúde


Foto: Marcel Oliveira

Termina na próxima terça-feira (30) a primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Espírito Santo, que em virtude do novo Coronavírus teve prazo maior. E pelo motivo da pandemia os cuidados devem ser redobrados nas propriedades rurais para que seja um período de prevenção ao rebanho e, principalmente, aos trabalhadores e produtores no campo.

Devem ser vacinados os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade. A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES) e o Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo (Fepsa-ES) orientam os produtores que, ao se deslocarem das propriedades para compra de vacinas usem máscaras e mantenham o distanciamento recomendado de dois metros.

Segundo o presidente do Fepsa-ES, Neuzedino Alves de Assis, as atividades continuam normais dentro das propriedades rurais e é necessário estar atento. “As vacinações serão mantidas por se tratar de uma atividade essencial, mas devido a pandemia é fundamental adotar as devidas precauções para a saúde humana, usando máscaras, reforçando a higienização e também mantendo distância”, pontua. 

Neuzedino pede que os produtores optem declarar a vacinação junto ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) de forma on-line. Caso não seja possível, reforcem os cuidados ao ir presencialmente nos escritórios.

Declaração on-line

Para comprovar a vacinação pela internet o produtor poderá realizar o procedimento em sua residência e de maneira segura. Para tanto, é necessário o acesso ao Siapec, com a utilização de login e senha fornecidos pelo Idaf, até 30/06/2020. Acesse aqui http://www.siapec.idaf.es.gov.br/siapecest/login.wsp

Caso o produtor tenha dificuldades no sistema on-line, ele entregará a declaração de vacinação devidamente preenchida e cópia legível da nota fiscal no escritório do Idaf. O servidor fará o lançamento no sistema posteriormente (e por ordem de recebimento). É obrigatório que conste o telefone do produtor rural para contato, caso haja algum problema no lançamento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.