CI

ES deve colher mais de 14 milhões de sacas de café

Evento on-line marcou abertura da colheita capixaba que é o maior produtor de conilon do Brasil


Foto: Pixabay

O dia 14 de maio é a data oficial do início da colheita de café conilon. A data foi estabelecida com o objetivo de estimular o produtor a colher o café no momento mais adequado, quando cerca de 80% dos frutos estão maduros, o que eleva o rendimento e garante mais qualidade aos grãos. A data sempre teve grande importância no Espírito Santo, atraindo toda a cadeia produtiva, mas neste ano, em função das medidas de isolamento social do coronavírus, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Secretaria da Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca (Seag) celebraram a data de forma on-line, com o lançamento de um vídeo. 

A iniciativa marca o 13° Lançamento da Colheita de Café do Espírito Santo. O estado é o segundo produtor de café do Brasil (27% da produção) e primeiro produtor de conilon, sendo responsável por cerca de 20% do café robusta do mundo. Este ano a expectativa da safra é boa. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a safra 2020 deve chegar a 14,1 milhões de sacas, divididas em 9,8 milhões de sacas de conilon e, aproximadamente, 4,3 milhões de sacas de arábica. São, aproximadamente, 78 mil famílias envolvidas na atividade e 40 mil propriedades em 77 municípios capixabas, conforme o Incaper. 

O governador Renato Casagrande destacou a importância econômica da cafeicultura para o Estado como a principal atividade agrícola e ressaltou os cuidados que devem ser tomados, especialmente neste momento de pandemia. Além disso, Casagrande anunciou a realização de um concurso estadual de café de qualidade.

“Este ano nossa expectativa é grande, apesar da pandemia que está preocupando a população mundial. É preciso continuar trabalhando e incentivando a atividade. Por isso, vamos lançar um prêmio de cafés especiais e sustentáveis para estimular os produtores e premiar os cafés de excelente qualidade”, afirmou. 

O vídeo com orientações pode ser conferido no canal da Secretaria de Estado da Agricultura do Espírito Santo (Seag)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.