CI

Coffee Express 200 colhe café conilon no Espírito Santo

Case IH faz demonstrações em campo sobre os benefícios na colheita mecanizada da cultura conilon


Cientes da importância da mecanização agrícola, produtores do café tipo conilon da região de São Mateus-ES acompanharam o desempenho da colhedora Coffee Express 200 em operação. Além da colheita, os cafeicultores também tiraram dúvidas durante o evento através dos especialistas da Case IH, marca da CNH Industrial. As atividades foram desenvolvidas em parceria com a concessionária Werner.

As pesquisas para viabilizar a colheita mecanizada do café conilon começaram há cerca de dez anos no Espírito Santo e envolveram engenheiros do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural), empresas públicas e privadas e cafeicultores do estado. “A forma de plantio para a colheita mecanizada foi alterada, reduzindo espaçamento entre plantas, número de hastes por planta e trabalhando com plantio de um clone por linha, padronizando a lavoura para facilitar a colheita mecanizada”, explica Mauricio Infantini, Engenheiro de Inovação da Case IH.

 Segundo Mauricio, entre os importantes aspectos observados durante as pesquisas está a uniformidade na altura da copa das plantas, para que o ajuste das varetas na hora da remoção do fruto (derriça) não danifiquem a parte produtiva do ano seguinte. 

Coffee Express 200 Multi 

A colhedora de café Coffee Express 200 Multi é equipada com tanque graneleiro de 2 mil litros, que em alguns casos elimina e/ou reduz a necessidade de acompanhamento de tratores e carretas cafeeiras. “Vale ressaltar que a descarga do tanque graneleiro pode ser realizada com a máquina parada e/ou com ela em operação, ou seja, é possível colher e descarregar ao mesmo tempo”, afirma Mauricio. 

Com grande capacidade de manobra, o mais baixo centro de gravidade e peso da categoria, o modelo oferece facilidade de operação. O sistema de três rodas, aliado ao menor comprimento da categoria, simplifica as manobras nos finais das linhas, devido aos carreadores e giradores estreitos. A tração é independente, permitindo a colhedora girar em forma de compasso, o que reflete no menor raio de giro da categoria.

O sistema de derriça totalmente hidráulico de última geração e de simples ajuste, como o sistema hidráulico de agitação e agressão (freio), permite que o produtor realize a colheita plena dos frutos, com baixo danos às plantas e alta eficiência de derriça, contribuindo para maior produtividade do cafeeiro ano a ano. 

 Outra vantagem da Coffee Express 200 Multi é o baixo custo de operação e manutenção. Equipada com motor MWM de 55 cv, a colhedora é considerada a mais econômica da categoria, consumindo em média 5 l/h e reduzindo em até 50% os gastos com combustível durante a operação.

Por dentro, o destaque é o conforto e a facilidade de operação. A cabine tem climatizador, coluna de direção com ajuste de posição, alavancas de transmissão e painel de indicadores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.