CI

ES: vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 15 de junho

A 1ª etapa de vacinação contra a aftosa foi prorrogada pelo MAPA até o dia 15 de junho, com comprovação até o dia 25


Foto: Pixabay

A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa foi prorrogada pelo MAPA até o dia 15 de junho, com comprovação até o dia 25. É importante que os produtores que ainda não vacinaram seus bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade, providenciem com urgência a imunização e comprovação de vacinação rebanho, obedecendo às datas limites estabelecidas.

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) continua contando com o empenho e dedicação de todos os pecuaristas capixabas para que o Espírito Santo possa cumprir com as metas propostas no Plano Estratégico para Febre Aftosa 2017/2026, visando alcançar status sanitários melhores, proporcionando maiores rendimentos aos criadores.

Ainda segundo o órgão, a expectativa é que nesta etapa, sejam vacinados 800 mil animais.

“Precisamos manter os altos índices de cobertura vacinal no Espírito Santo para que no futuro bem próximo possamos obter o reconhecimento nacional e internacional de zona livre de Febre Aftosa sem vacinação”, destacou o médico veterinário do Fundo Emergencial de Promoção da Saúde Animal do Espírito Santo (FEPSA-ES), Antônio Carlos de Souza.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES) reforça aos produtores que, ao se deslocarem das propriedades, para compra de vacinas ou comprovação das mesmas junto ao Idaf, usem máscaras e mantenham o distanciamento recomendado pela Organização Mundial da Saúde para prevenção da Covid-19.

Comprovação da vacina

A comprovação de vacinação e a atualização cadastral devem ser feitas, preferencialmente, pelo Sistema de Integração Agropecuária (Siapec), até o dia 15 de junho, data final para a vacinação do rebanho. Para tanto, é necessário o acesso ao Siapec 3, com a utilização de login, senha e “cartão de acesso”. Via e-mail, ou nos escritórios do Idaf é possível fazer a comprovação até o dia 25 de junho.

Comprove a vacinação e atualize seu rebanho no Siapec 3 CLICANDO AQUI

VEJA AQUI COMO COMPROVAR A VACINAÇÃO E ATUALIZAR REBANHO (comparecimento) - Produtores que têm animais em idade vacinal.

VEJA AQUI COMO ATUALIZAR SEU REBANHO (apenas comparecimento) - Produtores que só têm animais fora da idade vacinal.

O que é a febre aftosa?

A febre aftosa é uma enfermidade viral, muito contagiosa de curso agudo e que afeta os animais biungulados (Bovinos, Bubalinos, Ovinos, Caprinos e Suínos), causando enormes prejuízos aos produtores.

A doença causa febre e formação de vesículas na boca, focinho, úbere e espaço interdigital. A transmissão acontece principalmente após contato direto entre os animais, e água, equipamentos e alimentos contaminados.

A prevenção da doença é feita a partir da vacinação obrigatória dos animais, que deve ser feita de 6 em 6 meses a partir do nascimento. Porém devemos manter sempre o ambiente limpo e higienizado.

Dúvidas e mais informações, fale com o Fepsa por meio do e-mail [email protected] e telefone: (27) 3185-9225.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.