CI

Produtores rurais expõem gargalos do setor à classe política do Espírito Santo

A ação reunirá também presidentes das Federações de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais


Numa articulação inédita na história da agricultura capixaba, os produtores rurais do Espírito Santo estarão reunidos na próxima quinta-feira (24), no Centro de Convenções de Vitória, em um evento realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pela Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES) para explicitar à classe política capixaba presente, as questões que estão restringindo a atividade e que demandam uma sensibilização do setor público.

Participarão do I Encontro das Lideranças do Agro com a Política Capixaba o governador do Estado Renato Casagrande, deputados e senadores da bancada federal, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG), Paulo Foletto, representantes da Assembleia Legislativa, além da Associação das Câmaras Municipais e de Vereadores do Espírito Santo (ASCAMVES), lideranças e dirigentes rurais, produtores, além de presidentes dos Sindicatos Rurais.

O presidente da CNA, João Martins, fará uma apresentação das ações da Confederação, o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil (MAPA), Marcos Monte, estará respondendo como ministro interino do MAPA na ocasião, e o superintendente técnico da CNA, Bruno Lucchi, explanará as Ações da CNA para Modernização da Política Agrícola Brasileira.

Para falar das Ações da CNA em prol dos cafeicultores, o convidado é o presidente da Comissão de Café da CNA, Breno Mesquita. Instituições Bancárias também confirmaram presença e apresentarão o Detalhamento da Resolução Nº 4.755/2019, que trata do Endividamento Rural.

Durante o evento será entregue um documento oficial com as reivindicações do setor ao MAPA.

ALTO RISCO

Para o presidente da FAES, Júlio Rocha, a experiência tem mostrado que esforços setoriais não são suficientes para levar a uma conscientização da série de dificuldades que amarguram o produtor. E como a natureza da atividade é de alto risco, é necessário que haja da parte do setor público, do Governo nos três níveis, federal, estadual e municipal, o reconhecimento da necessidade do engajamento desses poderes na resolução das dificuldades que já são históricas.

Um desafio enorme que se apresenta para os produtores diz respeito à questão do endividamento do setor, principalmente na sua cultura principal, o café, que nos últimos cinco anos enfrenta uma convergência de causas nefastas. O Espírito Santo sofreu a maior crise hídrica de sua história no contexto de uma crise econômica nacional sem precedentes, também. E tudo isso coincidindo com uma baixa de preços no mercado internacional fazendo as cotações do mercado nacional se tornarem gravosas, isto é, abaixo do custo de produção.

Um antigo ditado rural, “o dinheiro é o principal adubo do campo”, mostra-se mais atualizado do que sempre. A questão do seguro e dos preços de garantia exige um posicionamento favorável do Governo principalmente por reconhecer a função estratégica e social do agronegócio no abastecimento urbano. Os produtores se ressentem de uma política de preços mínimos que sustentem suas atividades, preços de garantia e políticas de regulação do mercado. 

ALINHAMENTO

Para as lideranças rurais, o problema maior é o alheamento dos legisladores das precárias condições de quem labuta na agricultura. Romper esse desconhecimento é a proposta da inédita ação de mobilização que vai reunir a maioria representativa dos produtores agrícolas do Espírito Santo no I Encontro das Lideranças do Agro com a Política Capixaba que acontece na quinta-feira (24).

O encontro da classe produtora rural com toda a representação política do Estado é o piloto de um projeto nacional que poderá ser replicado em outros Estados brasileiros por orientação da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). O agro rompe um silêncio histórico para se fazer ouvir através dos interlocutores decisivos para a superação de suas dificuldades.

Serviço

I Encontro das Lideranças do Agro com a Política Capixaba

Dia: quinta-feira (24)

Hora: 14h

Local: Centro de Convenções de Vitória

Inscrições: http://bit.ly/Encontro_Agro_24_outubro

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.